Siga-nos nas Redes Sociais


ECONOMIA

Mercado Livre confirma interesse em comprar Correios na privatização

Publicado

dia:

Rumores diziam que o Mercado Livre cogitava participar da privatização dos Correios, e agora é oficial: “queremos, sim, estar na mesa de negociações”, afirma Stelleo Tolda, presidente do ML na América Latina. Fábio Faria, ministro das Comunicações, diz que Amazon, Magazine Luiza e FedEx também estão interessadas em comprar a estatal.

Mercado Livre diminui dependência dos Correios

“Queremos, sim, estar na mesa de negociações na privatização dos Correios quando as regras estiverem definidas”, afirma Tolda em entrevista à IstoÉ Dinheiro. “Não vamos liderar nenhum consórcio, mas nosso volume é uma garantia de que vamos continuar trabalhando com os Correios, algo que vai interessar a qualquer comprador possível.”

O executivo observa que o Mercado Livre ainda era o principal cliente de encomendas dos Correios em 2019, mesmo que a estatal represente apenas 20% de suas entregas — há três anos, esse percentual era de 90%.

“Uma das coisas que nos incomoda como empresa privada é muitas vezes ficarmos sujeitos a greves”, reclama Tolda. Os funcionários realizaram uma paralisação em agosto e setembro deste ano, em parte como protesto contra a privatização.

Mesmo se o Mercado Livre não conseguir o lance vencedor na privatização, a empresa quer ter uma relação próxima com o futuro comprador. “Estamos na mesa conversando com as partes interessadas”, diz Leandro Bassoi, vice-presidente de Mercado Envios, ao Valor. “Sendo o maior cliente dos Correios, acredito que é importante que a gente tenha bom diálogo com o comprador”. 15% do faturamento da estatal vêm do ML.

A plataforma de e-commerce vem reduzindo sua dependência em relação à estatal. “Nos últimos anos, estamos tirando volume de entrega dos Correios e trazendo para dentro da nossa malha logística”, explica Tolda.

Com o Mercado Envios, o ML promete entregar 80% dos produtos vendidos na Black Friday em até dois dias. Atualmente, 70% dos produtos armazenados em seus centros de distribuição de São Paulo e Bahia chegam ao cliente em 24 horas; com a Meli Air, sua frota própria de aviões, esse percentual deve aumentar. Além disso, o Mercado Livre vai abrir mais cinco armazéns em São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina até o início de 2021.

*Tecnoblog

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas para blogs

Siga o JB no Facebook

JB NO YOUTUBE

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

Apresentação vCardPRO Digital

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 955 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS