COLUNISTAS
Mulheres são minorias nos cargos relevantes da esfera pública

Os levantamentos sobre a participação de mulheres em cargos das gestões municipais das capitais do país mostram que elas estão representadas em apenas 29% das posições relevantes, ou seja, de primeiro escalão. O levantamento evidencia uma situação que se perpetua anos a fim, que é a sub-representação nas esferas pública e privada. Isto, em todos os níveis.
Nas eleições deste ano, das 26 capitais do país, apenas uma cidade terá uma mulher no comando no próximo período, que a prefeita de Palmas, capital do Tocantins. A média da participação delas melhora um pouco nos estados do Nordeste e Norte do país onde há maior participação, já que nos estados do Sul e Sudeste, tidos como cosmopolitas, a disparidade é maior, o que significa menor representação em cargos importantes.
Segundo levantamento realizado pelo jornal “O Globo”, na cidade de São Paulo elas estão presentes em apenas 26% dos cargos, mesmo sendo 55% da população da cidade. No Recife, as mulheres participam com 26%, enquanto são 53% da população. Em pior situação estão as prefeituras de Porto Alegre com 6% e João Pessoa com 8%, quando nas duas cidades a população feminina ultrapassa os 50%.
Os dados sobre participação em espaços estratégicos e o resultado das eleições mostram que nem mesmo a legislação que obriga a destinação de recursos nas eleições para as mulheres e leis com objetivo de diminuir as disparidades nos espaços públicos, nas funções e nos salários, permanece a resistência contra a implementação de políticas de inclusão.
Exemplos do comportamento em relação às mulheres que se dispõem a disputar espaços públicos de poder puderam ser vistos nas eleições recentes, em cidades como Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Fortaleza, entre outras, nas quais o que não faltaram foram desrespeito, discriminação e abusos, em demonstrações que revelam a necessidade de educar e orientar as novas gerações para romper o machismo contra as mulheres.
Francisco Alexandre – Piúta
-
COLUNISTAS4 semanas atrás
Vamos listar aqui o que nós já tivemos e hoje não temos mais em nossa Cidade:
-
DIVERSOS3 semanas atrás
Secretaria de Saúde divulga programação da Semana da Saúde e Nutrição
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Pesquisa aponta aumento da desaprovação de Lula, inclusive no Nordeste
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: “Chuvas de Março em Bom Conselho”
-
ECONOMIA1 semana atrás
Governo vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas
-
CIDADE2 semanas atrás
UPA de Bom Conselho está em processo de cancelamento desde 2024
-
ESPORTES4 semanas atrás
Argentina 4×1 Brasil: Goleada de vergonha!
-
ESPORTES3 semanas atrás
CBF formaliza recisão de contrato com Dorival