Siga-nos nas Redes Sociais


EDUCAÇÃO

Rede Pública Estadual inicia matrículas para o ano letivo de 2021

Publicado

dia:

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, inicia o processo de matrícula para o ano letivo de 2021 da rede estadual de ensino nesta terça-feira (15).

O cadastro deve ser realizado pela internet, através do site www.matricularapida.pe.gov.br, e é voltado para estudantes novatos dos ensinos médio e fundamental. O sistema estará disponível a partir das 7h e o prazo de inscrição nesta etapa segue até o dia 30 de dezembro.

Para 2021 foram ofertadas 161.636 vagas para estudantes novatos, das quais 95.590 já foram preenchidas por crianças e jovens oriundos das redes municipais em processo realizado ao longo do segundo semestre.

Portanto, nesta etapa estão sendo ofertadas 66.046 vagas, sendo 9.264 distribuídas no Recife, 12.533 nos demais municípios da Região Metropolitana e 46.429 no interior, contemplando Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Do total de vagas disponíveis para 2021, 24.294 são para o Ensino Fundamental (Anos Finais) e 41.752 para o Ensino Médio. Está inclusa nestas vagas a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Neste conjunto de vagas para o próximo ano, estão sendo disponibilizadas 12.925 para as Escolas em Tempo Integral, sendo 3.259 nas unidades concentradas em Recife e Região Metropolitana e 9.666 no interior.

Entre os dias 4 e 15 de janeiro os responsáveis pelo cadastrado devem efetivar a matrícula do estudante presencialmente na escola, inclusive com a entrega dadocumentação.

As vagas não confirmadas retornarão para o sistema de cadastro (www.matricularapida.pe.gov.br) e poderão ser preenchidas entre os dias 18 e 22 de janeiro.

Os responsáveis pelo cadastro nesta fase devem efetivar as matrículas presencialmente nas escolas entre os dias 25 e 29 de janeiro. As aulas para os estudantes têm início no dia 4 de fevereiro.

Importante registrar que as escolas dos municípios jurisdicionados à Gerência Regional de Educação Agreste Centro Norte, em Caruaru, foram selecionadas para integrar um projeto piloto de matrícula totalmente informatizado e mediante utilização de novas tecnologias, e contará com um processo de cadastro diferente dos demais municípios do Estado através do site www.minhamatricula.pe.gov.br.

Vale salientar que as Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) não estão inseridas neste processo, pois o ingresso nestas unidades é feito mediante inscrição e processo seletivo.

No dia 10 de dezembro foi anunciada a expansão da rede integral de ensino. Com 31 novas escolas – sendo 30 Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) e uma Escola Técnica Estadual (ETE) -, a modalidade integral passará a contar com 469 unidades.

Deste total, 463 ofertam o regime integral no Ensino Médio. As unidades de tempo integral passarão a beneficiar na sua totalidade mais de 200 mil estudantes, alcançando 65% das vagas ofertadas para os estudantes que ingressam neste etapa de ensino, número que supera a meta de 50% estabelecida pelo Plano Nacional de Educação para 2024.

“A educação é uma grande prioridade do Governo de Pernambuco e nosso foco, além de oferecer uma escola atrativa para os estudantes, é não deixar nenhum jovem fora da sala de aula. As vagas ofertadas estão distribuídas em todos os municípios pernambucanos, de forma que este processo de cadastro de matrícula garanta às crianças e jovens pernambucanos o acesso à escola”, registra o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio.

Para realizar a matrícula e auxiliar os que não possuem acesso à internet, será liberado o acesso em laboratórios de informática com internet em mais de 400 escolas.

A Rede Estadual possui 1.060 escolas distribuídas por todos os municípios de Pernambuco e atende aproximadamente 580 mil estudantes. Em caso de dúvidas, o serviço de atendimento telefônico estará disponível através do 0800.286.0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado, até o dia 29 de janeiro.

Cadastro

Ao iniciar o cadastro, as informações deverão ser preenchidas até o final, pelos pais ou responsáveis, ou mesmo pelo próprio estudante, quando maior de 18 anos. São solicitadas informações como nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, nome do responsável com endereço e telefone para contato, além de RG e CPF.

Estes dois últimos, para esta etapa, apesar de necessário, não são obrigatórios, devendo ser apresentados na efetivação da vaga. Ao final, será gerado um protocolo que é a confirmação da matrícula realizada e que deve ser anotado ou impresso.

Posteriormente, com este número de protocolo, o estudante se dirige à escola que se matriculou para entregar os documentos necessáriose confirmar a matrícula.

É importante ficar atento a todo o processo de matrícula, pois é totalmente online. A partir do momento que um cadastro é finalizado, aquela vaga não estará mais disponível.

Os estudantes que quiserem trocar de escola após a finalização do cadastro no site Matrícula Rápida podem realizar o processo durante todo o período da matrícula (até 30 de dezembro), através do campo “consulte sua inscrição”. A troca será permitida mediante disponibilidade de vagas.

Efetivação da matrícula

Do dia 4 a 15 de janeiro ocorre a efetivação do cadastro, que deverá ser realizada diretamente nas escolas. Para a confirmação da matrícula dos estudantes, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos:

  • número da inscrição do Cadastro 2021, cópia da certidão de nascimento, original do histórico escolar ou declaração original da última escola em que estudou, comprovante de residência com CEP, cópia da carteira de vacinação, comprovante de tipo sanguíneo e fator RH e foto 3×4 recente.

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visita

Siga o JB no Facebook

JB NO YOUTUBE

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

Apresentação vCardPRO Digital

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 955 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS