Siga-nos nas Redes Sociais


CULTURA

História do Município de Bom Conselho-PE

Publicado

dia:

ORIGEM DO NOME

O primeiro nome dado ao local onde hoje se ergue a cidade de Bom Conselho foi o de “Fazenda dos Portos”, quando da sua instalação pelo fundador nos idos de 1678.

Com a invasão dos negros quilombolas, ai foi erguido um “mocambo” que ficou conhecido inicialmente, por “Mocambo de Pedro Capacaça”.

Diz a tradição popular que naquela época, os negros aquilombados, exímios caçadores, ao pegarem vivos os caetetus e os veados, os castravam e os soltavam no mato para engorda.

Esse costume dos caçadores de castrar ou capar suas caças teria dado o nome de “Capacaça”.

Com o tempo, entretanto, a linguagem popular encarregou-se de alterá-lo para “Papacaça” o que permaneceu por muito tempo. 

Os fundadores

Quando o Brasil colônia desenvolvia o “ciclo do couro”, chegaram vindos de Portugal precisamente da Cidade do Porto, três irmãos, componentes da família “Cruz Villela”, descendentes de judeus, foragidos da inquisição.

Estabeleceram-se no Brasil onde posteriormente converteram-se ao Cristianismo. Chegados à capital da Colônia, Salvador, resolveram separar-se.

O primeiro deles segue para Minas, atraído pelo ouro; o segundo fixou-se em Sergipe e Bahia, e o terceiro, Manoel da Cruz Villela, comprou de Jerônimo Burgos de Souza e Eça, uma Sesmaria de 30 léguas (180Km²), que custou Duzentos Mil Réis no ano de 1712.

Compreendia o terreno das seguintes dimensões: “as terras” ao Sul de Alagoas (Palmeira Dos Índios) e (Tanque D’Arca, campo de Anadias); em Pernambuco ao Norte, faziam divisas com o Município de Garanhuns, próximo ao povoado de Brejão de Santa Cruz, a Leste com o Poço do Veado, e a Oeste com o Município de Águas Belas.

Após as Províncias legais, viaja Manoel da Cruz Villela á procura do Sertão. Chegando a 46 Km de Garanhuns, ao norte da Sesmaria, uma vasta área de Agreste, á base de uma Serra de Mata abundante, próximo de um rio.

E foi exatamente entre o rio e a Serra, que Manoel da Cruz Villela encontrou o lugar ideal para se fixar com uma fazenda. Ali possuía os elementos indispensáveis: Água, clima de Agreste para o rebanho, e a Serra para as plantações.

*Extraído do Livro Bom Conselho de Celina Ferro

*Por Celina Ferro

Siga-nos no Facebook

ÁGUA LUCINDA

INFORMATIVO ASTROTUR

Terminal Rodoviário de Bom Conselho

PROVEDOR DE INTERNET

Escritório: Rua 13 de maio - 05, centro - Bom Conselho/PE.

DECOLITUR

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO,52 CENTRO BOM CONSELHO CONTATOS: (ZAP) 9.9638-9489 E 9.8166-3600

SERVIÇOS ELÉTRICOS EM GERAL

VLV ADVOGADOS ASSOCIADOS

AGENDA TELEFÔNICA

MAIS LIDAS