Siga-nos nas Redes Sociais


EDUCAÇÃO

Estudantes do Ensino Médio iniciam o ano letivo de 2021

Publicado

dia:

Estudantes do Ensino Médio retornaram às escolas nesta quinta-feira (04) para o início do ano letivo de 2021 da Rede Estadual. Como medida de segurança e de contenção do novo coronavírus, o ensino permanece híbrido – metodologia que mescla aulas presenciais e remotas. As demais etapas, como o Ensino Fundamental (Anos Finais e Iniciais) e a Educação Infantil, retornam no mês de março, nos dias 1º, 8 e 15, nessa ordem. 

Na Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, situada no bairro da Macaxeira, Zona Norte do Recife, o secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros, recepcionou os estudantes pela manhã, acompanhado dos secretários executivos da pasta.

A unidade de ensino, assim como as demais 1.059 da Rede espalhadas por todo o Estado, cumprem as rigorosas medidas de combate e enfrentamento à Covid-19, previstas no Protocolo Setorial da Educação, criado em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde.

Uso obrigatório de máscaras, álcool em gel, distanciamento social e instalação de lavatórios de mãos em diferentes pontos dos equipamentos são algumas das exigências do documento. 

A opção de mandar os estudantes para as aulas presenciais ou continuar nas aulas remotas é dos pais ou responsáveis. A partir de março nós teremos um cronograma para a volta do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. As escolas da Rede estão preparadas para esse retorno de forma segura, seguindo um protocolo de biossegurança da educação, que foi elaborado junto ao Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19”, frisou Barros. 

O auxiliar de almoxarifado Anderson Barros da Silva pediu dispensa do trabalho para acompanhar a filha, Nathaly Barros, aluna do 1º ano do Ensino Médio da ETE, no seu primeiro dia de aula. Preocupado com os casos de infecção pela Covid-19, ele foi à unidade de ensino verificar a segurança do local.

Agora, que visitei as salas de aula, vi toda a sinalização e todo mundo de máscara, fiquei mais tranquilo. A gente, que é pai, se preocupa. Não quero ver minha filha doente e também não quero que ela pare de estudar. Conversei muito com ela antes desse retorno, conversei com o gestor da escola, com outros pais que estão aqui e estou mais seguro em deixá-la estudando presencialmente”, contou. 

Aluna do curso de Comunicação Visual da ETE, Nathaly estava entusiasmada com o seu ingresso no Ensino Médio. “Assistir às aulas pelo computador, como aconteceu no ano passado, foi bem difícil. A gente aprende bem mais vindo para a escola, interagindo com os professores e nossos colegas. Estou muito feliz em poder voltar, e estou mais feliz ainda em ver que aqui está bastante organizado”. 

Maria Elizabeth dos Santos, empregada doméstica, também pediu dispensa do trabalho para acompanhar a filha, Darly Dayse, no primeiro dia de aula. Segurando com muito carinho os livros e o kit de máscaras que a adolescente ganhou da escola, Maria vistoriou toda a ETE com outras mães depois de participar da reunião de pais e responsáveis sobre os protocolos de segurança.

A gente sempre fica receoso quando fala desse vírus. Ninguém sabe de nada. Só o que se sabe é que devemos usar máscara, usar álcool em gel nas mãos e manter a distância um do outro. Eu espero que ocorra tudo bem. E acredito, também, que a gente tem que fazer a nossa parte em casa. Temos que educar nossos filhos para conviver em espaços assim, para não se contaminar e não contaminar outras pessoas”, disse. 

Da ETE Miguel Batista, o secretário Marcelo Barros seguiu até a ETE Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, a ETEPAC, no bairro de Santo Amaro, onde participou, pelo novo estúdio de gravação da unidade de ensino, da recepção online de volta às aulas, transmitido pelo Educa PE. Em seguida, visitou a Escola Senador Novaes Filho, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. 

Volta às aulas do Ensino Fundamental e Educação Infantil – Estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental voltarão às aulas presenciais a partir do dia 1º de março. Já os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental retornarão no dia 8. Por fim, os da Educação Infantil retornam no dia 15 de março. Todas as etapas de ensino da Rede contarão com aulas presenciais e remotas, que serão transmitidas pela plataforma Educa-PE

Para ter acesso ao Protocolo Setorial da Educação, clique aqui.

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS