Siga-nos nas Redes Sociais


EDUCAÇÃO

Qual é a importância do texto escrito para a comunicação?

Publicado

dia:

Todos nós lidamos com textos diariamente: são mensagens trocadas no WhatsApp, postagens lidas no Instagram ou Facebook, emails enviados, currículos escritos, entre tantas outras situações. Porém, apesar de ser algo muito comum, ou exatamente por esse fato, nem sempre é dada a devida importância ao texto escrito.

Então, é recorrente vermos erros de ortografia e de digitação nas conversas, lermos produções maçantes e nos depararmos com informações de difícil compreensão. Mas, afinal de contas, qual o problema disso tudo ocorrer e como esses erros podem afetar nossas atividades cotidianas. É o que vamos apresentar no artigo de hoje. Siga acompanhando!

A importância de elaborar um bom texto escrito

A escrita surgiu há milhares de anos, mais precisamente por volta de 4.000 a.C., na região da Mesopotâmia. E esse foi um marco extremamente importante para a humanidade, pois permitiu que informações pudessem ser arquivadas por gerações, evitando que o conhecimento se perdesse dentro da comunicação oral.

Contudo, elaborar uma mensagem textual demanda muito mais trabalho do que aquela feita pela fala. Afinal de contas, é preciso ter atenção com a grafia das palavras, a coordenação das ideias, a forma de construção para prender a atenção do leitor e a objetividade do conteúdo. Por isso, muita gente, ainda nos dias atuais, não gosta de escrever textos e teme provas tenham redação como parte do processo avaliativo.

Porém, apesar do medo que desperta, a escrita é uma habilidade necessária, afetando a comunicação em diversas situações gerais.

Quais são os tipos de textos existentes?

Os textos pode ser divididos em cinco categorias básicas: dissertativo, narrativo, descritivo, expositivo e de instrução. Cada um deles tem um estilo diferente e precisa apresentar características específicas, como utilizar muitos adjetivos, descrever situações, expor ideias e fatos, relatar procedimentos etc.  

Como o texto escrito pode afetar o nosso dia a dia

Das diversas situações que exigem o uso da comunicação escrita, três delas possuem um grande impacto em nosso cotidiano.

Melhorar ou piorar o desempenho acadêmico

Várias provas em faculdades, colégios e concursos contêm questões dissertativas. Além disso, a criação de trabalhos, as provas de redação e o temido TCC fazem parte do cotidiano de quase todo mundo.

Então, se você não souber expressar suas ideias por meio do texto, provavelmente terá muita dificuldade para obter um bom desempenho acadêmico durante a vida. Primeiro porque erros gramaticais ou de coerência fazem você perder pontos em processos avaliativos. Segundo porque um texto mal escrito pode não transmitir o assunto que você está estudando da forma errada, o que gera diminuição da nota.

Desse modo, vale a pena:

  • revisar um pouco os conteúdos de português nos quais você sente dificuldade;
  • usar sempre que possível o dicionário quando estiver em dúvida na escrita de alguma palavra;
  • reler seu texto depois de finalizá-lo para observar erros que tenha passado despercebidos;
  • pedir para alguém ler o seu trabalho ou redação e dizer o que entendeu com o texto;
  • usar um corretor ortográfico.

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas html

Siga o JB no Facebook

JB NO YOUTUBE

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

Apresentação vCardPRO Digital

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 955 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS