TECNOLOGIA
Alemanha vai investir 2 bilhões de euros em computação quântica

A Alemanha vai investir cerca de 2 bilhões de euros (US$ 2,4 bilhões) para apoiar o desenvolvimento de seu primeiro computador quântico, além de tecnologias relacionadas, nos próximos quatro anos, disseram os ministérios da Economia e da Ciência nesta terça-feira (11).
O Ministério da Ciência da Alemanha vai investir 1,1 bilhão de euros até 2025 para financiar a pesquisa e o desenvolvimento em computação quântica – que usa os fenômenos da mecânica quântica para dar um salto na capacidade de processamento de dados de computadores.
O Ministério da Economia vai investir 878 milhões de euros em aplicações práticas.
O Centro Aeroespacial da Alemanha (DLR, na sigla em alemão) receberá a maior parte dos subsídios – cerca de 740 milhões de euros – para se associar a empresas industriais, empresas de médio porte e startups com o objetivo de formar dois consórcios, disse o Ministério da Economia.
“A computação quântica tem o potencial de revolucionar as principais indústrias de nossa economia”, disse o ministro da Economia, Peter Altmaier. Ele citou aplicações em áreas como melhor gestão de oferta e demanda no setor de energia, melhor controle de tráfego e testes mais rápidos de novas substâncias ativas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/2/d/BtmeGnR2AY4vUIBqm4vQ/computador-quantico-v2-1-.jpg)
Arte mostra interior do computador quântico — Foto: Roberta Jaworski/ Arte G1
“Nosso objetivo é que a Alemanha se torne um dos melhores centros do mundo no desenvolvimento e na aplicação prática da computação quântica”, disse ele.
A ministra da Ciência, Anja Karliczek, disse que a meta do governo é a construção de um computador quântico competitivo na Alemanha em cinco anos, e criar uma rede de empresas no campo do desenvolvimento de aplicativos de ponta.
“Hoje, iniciamos a missão do computador quântico ‘Made in Germany’ – e agora estamos prontos para decolar”, disse Karliczek.
Conheça o computador quântico do Google

-
COLUNISTAS4 semanas atrás
Vamos listar aqui o que nós já tivemos e hoje não temos mais em nossa Cidade:
-
DIVERSOS3 semanas atrás
Secretaria de Saúde divulga programação da Semana da Saúde e Nutrição
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Pesquisa aponta aumento da desaprovação de Lula, inclusive no Nordeste
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: “Chuvas de Março em Bom Conselho”
-
ECONOMIA1 semana atrás
Governo vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas
-
CIDADE2 semanas atrás
UPA de Bom Conselho está em processo de cancelamento desde 2024
-
ESPORTES4 semanas atrás
Argentina 4×1 Brasil: Goleada de vergonha!
-
ESPORTES3 semanas atrás
CBF formaliza recisão de contrato com Dorival