Siga-nos nas Redes Sociais


MEIO AMBIENTE

Com frevo e cultura, Maceió tem ação de coleta de resíduos na Orla Lagunar

Publicado

dia:

A Prefeitura de Maceió promoveu, neste sábado (11), mais uma ação do projeto Lagoa Limpa. O “Pinto com Sururu: frevo na Lagoa Mundaú” é fruto de uma parceria entre a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), a Fundação Municipal Cultura (FMAC) e a Secretaria de Assistência Social (Semas). Objetivo foi coletar resíduos e incentivar a cultura na Orla Lagunar, no Vergel do Lago. Essa foi a segunda vez que a que o projeto foi até a comunidade, mas agora, com o frevo embalando a coleta dos resíduos.

A ação reuniu mais de 100 servidores, agentes de limpeza e cooperativas para recolher os resíduos espalhados pela comunidade. Os resíduos secos serão enviados para as quatro cooperativas parceiras do Município para que o material seja reciclado. Já o lixo úmido, será enviado para o aterro sanitário.

A presidente da Fundação Cultural, Mirian Monte, explicou que os conceitos de meio ambiente cultural e social são indissociáveis. “O prefeito JHC tem um olhar atento para todo lugar. A nossa Lagoa é uma das nossas maiores riquezas e vamos evidenciar isso, trazendo mais identidade cultural. O sururu e a Lagoa alimentam a alma e inspiram tantas produções culturais e, dessa vez, trouxemos o bloco Pinto da Madrugada. A comunidade e servidores estão engajados nessa ação de despoluição com o nosso frevo”, pontuou.

O assessor especial da Sudes, Robert Wagner, explicou que a ação visa resgatar a área degradada da Orla Lagunar.

“Nós trouxemos todo o efetivo que faz a limpeza diária na parte baixa de Maceió. Trouxemos as cooperativas parceiras e as equipes de educação ambiental. Na primeira ação, foram recolhidas 300 toneladas entre a orla e mangues, e nosso objetivo é limpar ainda mais. Com essa ação, esperamos coletar mais 400 toneladas de resíduos”, disse.

O secretário de Assistência Social, Carlos Jorge, afirmou que a ação é um trabalho de integração e pertencimento.

“Em qualquer ação da gestão do prefeito JHC, a Assistência tem esse papel de inclusão social, cuidado e sensibilização. Hoje aconteceu uma ação de pertencimento, educação ambiental e cultura, e o essencial é essa integração com a comunidade”, afirmou Carlos Jorge.

A representante da Organização Lixo Zero, Fabricia Ferreira, que esteve presente no evento, explicou que a instituição trabalha de forma voluntária, e a ação é de total importância para o ecossistema.

“Essa ação é de extrema importância para essa comunidade, que tem um ecossistema muito importante para Alagoas e que necessita da atenção da Prefeitura. Hoje, nós focamos nos pequenos pedaços de plástico, que às vezes não são recolhidos na coleta macro. Essa é uma ação para o futuro, já que o plástico demora muito tempo para se degradar e afeta os ecossistemas”, explicou Fabricia.

Fotos: Edvan Ferreira/Secom Maceió

Reportagem: TNH1

MAIS UMA CONQUISTA

ACESSOS DA PÁGINA

NOSSA AGENDA TELEFÔNICA

SUNDOWN PARK

KM,03 - SALOÁ/PE

PROVEDOR DE INTERNET

RUA 13 DE MAIO Nº 05 - POR TRÁS DO SANTANDER

NOVOS PLANOS V-LINK FIBRA

BOM CONSELHO TEM

NO CENTRO DA CIDADE. ORGANIZAÇÃO: ULISSES MENDONÇA

JB NO TWITTER

MAIS LIDAS DO MÊS