EDUCAÇÃO
No Dia Mundial da Alfabetização, Pernambuco celebra a atuação do Programa Criança Alfabetizada

No Dia Mundial da Alfabetização (comemorado em 08 de setembro), Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), celebra dois anos do Programa Criança Alfabetizada (PCA), que tem como objetivo fortalecer a alfabetização das crianças de todo o Estado na idade certa. O PCA tem parceria com os 184 municípios e já colhe expressivos resultados em todas as ações que desenvolve.
Implantado em junho de 2019, o Programa Criança Alfabetizada é desenvolvido sob a coordenação da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), por meio da Superintendência de Educação Infantil e Anos Iniciais (SUEAI), em parceria com todos os 184 municípios pernambucanos. Tudo é feito sob regime de colaboração. A meta do programa é alfabetizar as crianças pernambucanas até os sete anos de idade ou ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.
Em sua estrutura, o Programa Criança Alfabetizada promove formações continuadas para gestores escolares, professores e coordenadores da rede municipal; fortalecimento da gestão municipal através do incentivo financeiro a bolsistas; distribuição de material complementar para estudantes dos anos iniciais e professores da pré-escola; acompanhamento sistemático do processo de aprendizagem das crianças, bem como de acompanhamento às redes/escolas.
O PCA realiza, ainda, o Prêmio Escola Destaque, que premia e apoia, com recursos financeiros, as 50 escolas municipais com os melhores resultados na Alfabetização, e as 50 escolas municipais com os melhores resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe).
Nesses dois anos de existência, o Programa realizou diversas formações, um seminário, encontros, webinários, reuniões, entregas de material complementar, avaliações diagnósticas, entre outras atividades com os educadores dos municípios parceiros.
“O estado de Pernambuco entende que a gente vai ter uma mudança significativa nos nossos resultados de alfabetização nos próximos três anos e que, de fato, as crianças possam concluir o segundo ano do Ensino Fundamental alfabetizadas em todos os municípios e ter continuidade no seu percurso escolar com mais sucesso. Fortalecendo a educação das crianças desde a educação infantil, dentro da esfera municipal, a gente com certeza vai ter resultados maravilhosos em termos de percurso escolar também no Ensino Médio”, declarou Ana Selva, secretária de Desenvolvimento da Educação da SEE.
A Escola Municipal General San Martin, situada no bairro homônimo, no Recife, está no processo de avaliação diagnóstica dos estudantes, que ficaram sem aulas por quase oito meses por conta da pandemia. De acordo com a gestora da unidade de ensino, Elisângela Ribeiro, o Programa Criança Alfabetizada vai ajudar muito essas crianças.
“Os alunos já receberam o material do programa, os professores já estão em formação, e nós estamos muito felizes e otimistas que o Criança Alfabetizada vai auxiliar bastante nesta etapa. O material é de excelente qualidade e toda iniciativa que vise melhorar a qualidade de ensino da nossa escola é válida. Os professores estavam precisando muito desse suporte, e acredito que em breve teremos excelentes resultados em números na nossa educação”, frisou.
-
COLUNISTAS4 semanas atrás
Vamos listar aqui o que nós já tivemos e hoje não temos mais em nossa Cidade:
-
DIVERSOS3 semanas atrás
Secretaria de Saúde divulga programação da Semana da Saúde e Nutrição
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Pesquisa aponta aumento da desaprovação de Lula, inclusive no Nordeste
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: “Chuvas de Março em Bom Conselho”
-
ECONOMIA1 semana atrás
Governo vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas
-
SAÚDE4 semanas atrás
Catapora: sintomas, complicações e prevenção
-
CIDADE2 semanas atrás
UPA de Bom Conselho está em processo de cancelamento desde 2024
-
ESPORTES4 semanas atrás
Argentina 4×1 Brasil: Goleada de vergonha!