DIVERSOS
Quais as raízes históricas do Dia Internacional da Mulher?

Embora seja popularmente associada à morte de trabalhadoras durante um incêndio em uma tecelagem nos Estados Unidos, em 1911, a escolha do dia 8 de março para essa data global se deve a acontecimentos em território russo.
Conforme a professora Cristina Scheibe Wolff, pesquisadora do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a proposta de uma data que simbolizasse a luta pela igualdade das mulheres partiu da socialista alemã Clara Zetkin, durante o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas.
O evento foi realizado em 1910, em Copenhagen, na Dinamarca. “Clara, até então, não tinha falado em uma data específica. Ela fez a proposta e isso foi aceito no Congresso”, conta Cristina.
Na época, as jornadas nas fábricas alcançavam 14 horas por dia, incluindo domingos, e envolviam, além dos homens, mulheres e crianças. “Muitas mulheres tinham jornadas penosas e era comum que houvesse reivindicações por melhores condições de trabalho, além do direito ao voto”, pontua pesquisadora.
Esse cenário de exploração levou a manifestações em diversas partes do mundo. Contudo, o evento considerado o verdadeiro marco da data foi uma paralisação liderada por tecelãs russas, com apoio de metalúrgicos, em São Petersburgo. O protesto aconteceu em 8 de março de 1917 e teria sido o estopim da Revolução Russa.
E qual a relação do famoso incêndio com a data?
De fato, acrescenta Cristina, houve mesmo um incêndio que vitimou 125 mulheres, com idade entre 13 e 23 anos, na Triangle Shirtwaist Company, em Nova York, em 1911.
No entanto, isso ocorreu dentro do contexto de mobilizações protagonizadas pelas operárias, não sendo considerado o fato que desencadeou a criação do Dia Internacional da Mulher. “E isso também não ocorreu em 8 de março, mas no dia 25 de março”, reforça a professora.
Foi apenas em 1975 que o Dia Internacional da Mulher foi adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data é considerada pelo movimento feminista como um dia de luta por direitos.
-
COLUNISTAS4 semanas atrás
Vamos listar aqui o que nós já tivemos e hoje não temos mais em nossa Cidade:
-
DIVERSOS3 semanas atrás
Secretaria de Saúde divulga programação da Semana da Saúde e Nutrição
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Pesquisa aponta aumento da desaprovação de Lula, inclusive no Nordeste
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: “Chuvas de Março em Bom Conselho”
-
ECONOMIA1 semana atrás
Governo vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas
-
SAÚDE4 semanas atrás
Catapora: sintomas, complicações e prevenção
-
CIDADE2 semanas atrás
UPA de Bom Conselho está em processo de cancelamento desde 2024
-
ESPORTES4 semanas atrás
Argentina 4×1 Brasil: Goleada de vergonha!