MEIO AMBIENTE
Dia Mundial da Água: Cerrado pode perder quase 34% da água até 2050
O Cerrado pode perder 33,9% dos fluxos dos rios até 2050, caso o ritmo da exploração agropecuária permaneça com os níveis atuais. Diante da situação, autoridades e especialistas devem dedicar a mesma atenção que reservam à Amazônia, uma vez que um bioma inexiste sem o outro. O alerta para situação é do fundador e diretor executivo do Instituto Cerrados, Yuri Botelho Salmona. Nesta terça-feira (22), é celebrado o Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Salmona mensurou o efeito da apropriação da terra para monoculturas e pasto, que resultou em artigo publicado na revista científica internacional Sustainability. A pesquisa contou com o apoio do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).
Ao todo, foram analisadas 81 bacias hidrográficas do Cerrado, no período entre 1985 e 2022. Segundo o levantamento, a diminuição da vazão foi constatada em 88% delas em virtude do avanço da agropecuária.
A pesquisa indica que o cultivo de soja, milho e algodão, assim como a pecuária, têm influenciado o ciclo hidrológico. O estudo também evidencia que mudanças do uso do solo provocam a redução da água em 56% dos casos. O restante (44%) está associado a mudanças climáticas.
“Quando eu falo de mudança de uso de solo, a gente está, no final das contas, falando de desmatamento e o que você coloca em cima, depois que você desmata”, disse Saloma, em entrevista à Agência Brasil. Segundo o pesquisador, o oeste da Bahia é um dos locais onde o cenário tem mais se agravado.
Quanto às consequências climáticas, o pesquisador explica que se acentua a chamada evapotranspiração potencial. Salmona explicou ainda que esse é o estudo com maior amplitude já realizado sobre os rios do Cerrado.
“O que está aumentando é a radiação solar. Está ficando mais quente. Você tem mais incidência, está ficando mais quente e você tem maior evaporação do vapor, da água, e é aí em que a mudança climática está atuando, muito claramente, de forma generalizada, no Cerrado. Em algumas regiões, mais fortes, como o Maranhão, Piauí e o oeste da Bahia, mas é geral”, detalhou.
Edição: Heloisa Cristaldo/Agência Brasil
-
DIVERSOS2 semanas atrás
Nota a imprensa
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: O Fim da Gazeta
-
SOCIAL4 semanas atrás
Mensagem do dia
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 semanas atrás
Somos realmente independentes?
-
DIVERSOS1 semana atrás
MENSAGEM DO JB NOTÍCIAS AOS SEUS LEITORES NESTE DOMINGO
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Saneamento: valor necessário para readequar infraestrutura residencial seria de R$ 242,5 bilhões
-
DIVERSOS2 semanas atrás
Compesa volta a operar o Sistema do Caboge que atende a cidade de Bom Conselho
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS6 dias atrás
Confira eleitorado de Bom Conselho: Cidade, Distritos e Povoados