ALIMENTAÇÃO INFANTIL
Você sabe como ajudar uma pessoa em caso de engasgo?

É muito comum ouvirmos falar que uma criança se engasgou com leite, água ou alimentos, não é mesmo? Mas quem nunca passou por isso quando adulto? Se você é o “alecrim dourado” ao menos deve ter presenciado alguém se engasgando. E o que fazer nessa hora? A maioria das pessoas não tem a menor ideia.
O engasgo é uma manifestação normal do organismo, ele ocorre quando um alimento ou um objeto obstrui a laringe. Geralmente essas situações acontecem quando uma pessoa não mastiga o alimento de maneira adequada, come de maneira muito rápida ou até mesmo possui algumas alterações fisiológicas.
Embora ele possa acabar de forma espontânea, em alguns casos o engasgo pode persistir, sendo necessária uma intervenção rápida para evitar complicações, como a morte por asfixia, por exemplo. Segundo dados do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul no ano passado 216 pessoas passaram por situações de engasgo no Estado. Até o mês de maio deste ano, os militares atenderam 93 ocorrências.
Em 2022 os principais registros foram: Obstrução de via aérea por corpo estranho (58), Obstrução de via aérea por corpo estranho líquido (83) e Obstrução de via aérea por corpo estranho sólido (75). Em 2023 Obstrução de via aérea por corpo estranho (34) Obstrução de via aérea por corpo estranho líquido (31) e Obstrução de via aérea por corpo estranho sólido (28).
A enfermeira Dayane dos Santos Silva, de 40 anos, passou um susto, ela se engasgou com um pedaço de carne durante o almoço. Ela conta que estava acompanhada de uma colega de trabalho, elas estavam conversando quando ficou entalada com o alimento.
Foi desesperador, eu nunca havia passado por uma situação dessas
A amiga agiu rápido, abraçou-a por trás, ao redor do abdome e fez a manobra de desobstrução. “Foi desesperador, eu nunca havia passado por uma situação dessas”, detalha a mulher.
A manobra que a amiga fez chama-se “Manobra de Heimlich”, um dos recursos indicados pelo Corpo de Bombeiros em casos de engasgo. Ela consiste em se posicionar por trás e enlaçar a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, se ajoelhar primeiro), caso ela esteja consciente.
Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago”, a outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Os movimentos devem ser repetidos para dentro e para cima até que a vítima elimine o corpo estranho.
No caso de bebês, a indicação dos socorristas é outra. Ele deve ser colocado de bruços em cima do braço, depois a pessoa que estiver com ele em mãos, precisa fazer cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Na sequência, é necessário virar o bebê de barriga para cima e efetuar mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.
Veja se consegue visualizar o corpo estranho na boca do bebê, em caso afirmativo, tente retirá-lo delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.
-
COLUNISTAS4 semanas atrás
Vamos listar aqui o que nós já tivemos e hoje não temos mais em nossa Cidade:
-
DIVERSOS3 semanas atrás
Secretaria de Saúde divulga programação da Semana da Saúde e Nutrição
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Pesquisa aponta aumento da desaprovação de Lula, inclusive no Nordeste
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: “Chuvas de Março em Bom Conselho”
-
ECONOMIA1 semana atrás
Governo vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas
-
CIDADE2 semanas atrás
UPA de Bom Conselho está em processo de cancelamento desde 2024
-
ESPORTES4 semanas atrás
Argentina 4×1 Brasil: Goleada de vergonha!
-
ESPORTES3 semanas atrás
CBF formaliza recisão de contrato com Dorival