Siga-nos nas Redes Sociais


ALEXANDRE TENÓRIO

Festa dos bonconselhenses 2024

Publicado

dia:

A 12º festa dos bom-conselhenses, foi realizada nos dia 12, 13 e 14 deste mês de janeiro. O primeiro dia, houve a missa na capela de São Sebastião e depois o cortejo da seresta, até a Praça Dom Pedro II, onde toda estrutura estava armada, infelizmente a quantidade de pessoas que estavam na seresta foi a menor de todos os anos, principalmente do pessoal de fora, não tinha quase ninguém. No sábado tivemos o baile na AABB, que homenageou o pessoal da justiça, infelizmente muito pouco frequentado, mais uma vez o pessoal de fora era muito pouco, e posso dizer que o baile foi o mais fraco de todas as edições. No domingo, a festa foi no restaurante Sarita Buffer, no espaço reservado para eventos, uma verdadeira decepção, do pessoal de fora não tinha ninguém e os daqui, eram muito poucos, a coisa foi de tal maneira que não houve o tradicional cortejo até a Praça Dom Pedro II, com o pessoal dançando carnaval. Posso dizer que o modelo atual da festa cansou, ou se muda, ou a tendência é acabar, infelizmente esta é a realidade.

                                      CONCLUSÃO

         Tudo tem seu tempo, e tempo da festa dos bom-conselhense passou. Primeiro: porque, no seu início, há mais de 20 anos atrás (INICIOU COM O ENCONTRO DOS PAPACACEIROS E DEPOIS PASSOU A SER ENCONTRO DOS BOM-CONSELHENSES), era novidade. No Rio de Janeiro tinha uma confraternização dos bom-conselhenses que  moravam lá, que se reuniam no restaurante do clube militar, todo mês, está confraternização, era o elo de agregação entre os bom-conselhenses velhos, novos e familiares. Hoje está confraternização acabou, simplesmente porque a grande maioria dos seus membros morreram ou estão doentes, os familiares que na realidade não tinham nenhuma familiaridade com nossa cidade, simplesmente não deram continuidade a esta confraternização. Este exemplo serve para todo o país aonde tem bom-conselhenses. Se você pegar uma foto dos primeiros encontros e comparar agora, você vai ver claramente, que mais da metade daqueles que estavam ali, já morreram ou estão doentes, sem condições de virem para festa nenhuma.

         Segundo: nunca houve uma adesão maciça dos bom-conselhenses que moram aqui em nossa cidade a está festa. Ela era feita em mais de 80% com os residentes de fora de nossa cidade, quem aqui mora sempre achou que era uma festa para os de fora e não para os daqui, que na realidade é uma visão totalmente equivocada, pois a festa foi feita para haver a confraternização dos que estavam fora com os que estão aqui. Na maneira que os de fora foram se afastando, os daqui não conseguiram suprir a ausência destes, e a festa foi minguando, chega ao mais baixo nível neste ano de 2024.

         Terceiro: tudo ficou muito caro, as passagens aéreas, o combustível, a hospedagem, a alimentação. Estes fatores tem também uma influência negativa para a festa. Imaginem uma família que mora no Rio de janeiro, pegar um avião e vim para nossa cidade passar uma semana, vindo o homem, a mulher e talvez um filho, quanto ele ai gastar? Por baixo 10 mil reais. Se vim de ônibus, gasta bem menos, só que você vai perder 4 dias das suas férias, pois serão 2 dias para vim e 2 dias para ir, além do fato de ser uma viagem altamente desconfortável. Então o bom-conselhense veio um ano, e depois veio no outro ano, dificilmente ele vira pela a terceira vez seguida.

         Quarto: o custo da festa ficou muito alto, para você terem uma ideia, uma banda que custava 1500 reais, hoje custa 6000reais, o custo de uma festa desta com três dias de atividade, é muito alto, e se você não tem pessoas participando, gastando, como é que vai manter.

         Tudo que eu estou falando, é para que fique claro, que dificilmente no próximo ano ela vai se realizar. Pelo menos nos moldes que ela está sendo feita até agora. Para que haja a diminuição de custo, a única maneira dela continuar é ser apenas no sábado, começando as 2 horas da tarde indo até as 12 horas da noite, na AABB. Esta é uma sugestão para que a festa não acabe.

         E para terminar, quero parabenizar o esforço dos que fazem a ABCON, na pessoa da presidente Bia Ferro, que ao longo destes 12 anos fizeram esta festa ser um sucesso.

         No próximo janeiro, com ou sem festa dos bom-conselhenses estaremos lançando nosso 7º livro “BOM CONSELHO, SEUS BARES E SEUS BOÊMIOS”. Uma braço a todos você leitores. Vem ai no dia 4 de fevereiro “O CARNAVAL DE ZÉ PULUCA” estaremos lá, se deus quiser.

Continue lendo

ACESSOS NO SITE

contador de visitas online para blog

JB NO YOUTUBE

ANUNCIANTES

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

SUNDOWN PARK

V-LINK FIBRA

MAIS LIDAS DO MÊS