Siga-nos nas Redes Sociais


CULTURA

CULTURA: Conferência nacional debate políticas culturais para próxima década

No evento, que se estenderá até sexta-feira (8), serão debatidas as políticas públicas culturais e definidas orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas ações do setor. As propostas aprovadas irão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que nortearão a pasta na próxima década.

Publicado

dia:

A Cultura voltou, e o acesso a ela é um direito de todos! Após uma pausa de 10 anos, o Ministério da Cultura realiza até sexta-feira (8), a quarta Conferência Nacional de Cultura (CNC) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O evento foi aberto oficialmente na segunda-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Margareth Menezes.

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a quarta CNC é marcada pela participação popular onde o governo e sociedade civil se reúnem para debater temáticas relacionadas à democratização do acesso à cultura. 

Mais de três mil pessoas participam de debates sobre políticas culturais, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos da federação, de forma transversal com as políticas públicas sociais e econômicas do Brasil. Destes, aproximadamente mil e trezentos são delegados e delegadas culturais, eleitos durante as conferências regionais realizadas nos municípios, nos estados e no Distrito Federal. 

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, reforça que a Conferência será a instância máxima de participação popular, após a reconstrução do MinC. “Essa escuta participativa é uma das bases da Conferência Nacional. É o que vai garantir que a cultura seja verdadeiramente inclusiva, democrática e com a cara desse Brasil plural. Assim, eu quero agradecer o esforço dos gestores municipais e estaduais por empreenderem essa visão e atenderem à convocatória do MinC para estarem aqui”.

Uma política cultural, com a dimensão do Brasil e à altura de sua diversidade e riqueza, só pode ser formulada se os órgãos e gestores de cultura de todo o país estiverem em diálogo com trabalhadores e trabalhadoras do setor. É isso mesmo, ministra? “Através desse debate aberto e inclusivo que construiremos políticas culturais sólidas, que atendam o setor e que levem em consideração toda a nossa rica diversidade”.

As propostas aprovadas durante o evento vão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que nortearão as iniciativas para criação de novas políticas públicas na próxima década.

A 4ª CNC é realizada pelo MinC e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), tem patrocínio do Banco do Brasil e é correalizada pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI). Além disso, conta com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLASCO Brasil).   

Para celebrar esse momento, além dos muitos debates sobre políticas públicas culturais, o Ministério da Cultura (MinC) e o Banco do Brasil realizam o Festival da Cultura todos os dias da CNC, com a participação de Fafá de Belém, Paulinho da Viola, Daniela Mercury, Diogo Nogueira, Paula Lima, Salgadinho, Majur, Renegado, Johnny Hooker, Sambaiana, Academia da Berlinda, Ellen Oléria e Coletivo Criolina.

Gratuito e aberto ao público, o Festival da Cultura começou e irá até 8 de março de 2024, na área externa do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Os shows estão programados para acontecer todas as noites a partir das 19h e os interessados em participar devem retirar os ingressos pela plataforma do Sympla. A entrada é limitada e os bilhetes serão liberados a partir das 8h da manhã do dia de cada show. Apenas as pessoas que estiverem com o ingresso on-line terão acesso ao evento.

Todas as informações sobre a 4ª Conferência Nacional de Cultura e a programação completa estão no site da CNC.

Pixel Brasil 61

Continue lendo

ACESSOS NO SITE

contador de visitas online para blog

JB NO YOUTUBE

ANUNCIANTES

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

SUNDOWN PARK

V-LINK FIBRA

MAIS LIDAS DO MÊS