DIVERSOS
Chuvas: Defesa Civil Nacional reforça monitoramento no Nordeste

Em resposta às intensas chuvas que têm causado sérios impactos em diversos estados, principalmente em Pernambuco, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) intensifica seu monitoramento para oferecer o suporte necessário à população afetada. O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) da Defesa Civil Nacional está em operação em nível laranja (alerta), mantendo comunicação diária com agências estaduais e municipais de monitoramento.
Até a manhã desta quinta-feira (6), oito municípios pernambucanos relataram diversas ocorrências, incluindo alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra e quedas de árvores. Segundo dados da Defesa Civil de Pernambuco, as chuvas resultaram na morte de sete pessoas e desalojaram mais de duzentas. Na cidade de Paulista, deslizamentos de terra deixaram 14 famílias desalojadas.
O coordenador-geral de gerenciamento de desastres da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Rafael Felix, relatou que, até o momento, o estado não solicitou apoio a Defesa Civil Nacional, e nenhuma ocorrência foi registrada no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Apesar disso, as equipes da Defesa Civil mantêm-se em alerta, avaliando a necessidade de suporte. “Uma vez que os municípios declarem situação de emergência e solicitem reconhecimento federal, estarão habilitados a requisitar recursos destinados a ações de socorro e assistência”, afirma Felix.
Essas ações podem incluir a distribuição de cestas de alimentos, fornecimento de materiais para abrigamento e logística para a implementação de medidas emergenciais. Além disso, retomar serviços essenciais, como a construção e limpeza de ruas e bueiros, é parte dos esforços geridos pelo departamento de obras.
O CENAD opera 24 horas, mantendo comunicação contínua com as defesas civis estaduais e municipais para acompanhar a evolução da situação e garantir o suporte necessário à população.
As chuvas estão intensas em toda a região Nordeste, com alertas ainda em Sergipe, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte, Litoral Norte da Paraíba e litoral piauiense.
Fonte: Brasil 61
-
ALEXANDRE TENÓRIO4 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: “Chuvas de Março em Bom Conselho”
-
ECONOMIA3 semanas atrás
Governo vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas
-
ECONOMIA2 semanas atrás
Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
-
BRASIL2 semanas atrás
Ciúme pode ter motivado envenenamento de família com ovo de Páscoa
-
SAÚDE2 semanas atrás
Reposição de testosterona aumenta o risco de câncer de testículo?
-
AGRICULTURA2 semanas atrás
Atemoia, fruta exótica é mais doce que a fruta do conde e faz sucesso na Europa
-
CIDADE4 semanas atrás
UPA de Bom Conselho está em processo de cancelamento desde 2024
-
DIVERSOS2 semanas atrás
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ REALIZAM ASSEMBLEIA COM O TEMA:“Não nos envergonhamos das boas novas!”