Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Falha humana causou acidente de Eduardo Campos, conclui Aeronáutica

Publicado

dia:

                                  eduardo2bcampos-5896597
O acidente aéreo que matou o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, então candidato à Presidência da República, em 13 de agosto do ano passado, foi causado por uma sucessão de falhas humanas, é o que teria concluído as investigações da Aeronáutica segundo matéria do jornal o Estado de S. Paulo. De acordo com a reportagem, a Aeronáutica chegou a conclusão de que o piloto, Marcos Martins não tinha treinamento para operar a aeronave e não seguiu a rota de pouso na Base de Santos, deixando de fazer uma manobra para tentar pousar direto na pista.

                                          acidente2beduardo2bcampos-4173786

As investigações da Aeronáutica, que devem ser divulgadas em fevereiro, apontam que não houve falha mecânica durante o acidente. Por não ter cumprido a determinação de pouso, o piloto foi forçado a arremeter bruscamente, não teria operado os aparelhos como determina as recomendações do fabricante e acabou sofrendo “desorientação espacial”, quando se perde a noção de onde fica o solo e fica sem saber se voa para cima ou para baixo.
A Aeronáutica teria chegado a essa conclusão após analisar os últimos segundos do voo, onde o avião teria descido em potência máxima em um ângulo de 70 graus. A tese é que o piloto tenha acelerado achando que estava subindo.
Durante a investigação, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) teria traçado também um perfil psicológico e profissional dos pilotos e descoberto, por exemplo, que Marcos Martins não tinha treinamento para operar o Cessna 560 XL, tida como uma aeronave sofisticada, e sequer tinha pilotado ela em um simulador.
A Aeronáutica descobriu ainda que a relação entre ele e o co-piloto Geraldo da Cunha não era boa. Os dois já teriam brigado e não queriam trabalhar mais juntos. A chuva e o fato de a pista da Base Aérea de Santos ser curta teriam sido fatores agravantes para o acidente.
Eduardo Campos faleceu aos 49 anos, exatos nove anos após a morte do avô, o ex-governador Miguel Arraes. Em sua trajetória política, foi deputado estadual e federal, secretário da Fazenda, ministro da Ciência e Tecnologia, e governador de Pernambuco, antes de renunciar para concorrer ao Palácio do Planalto.
Ele deixou viúva a ex-primeira-dama Renata Campos, com quem namorava desde a juventude. O casal tinha cinco filhos: Maria Eduarda, João, Pedro, José e Miguel.
Fonte: Blog do Jamildo/NE10
Continue lendo
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS NO SITE

contador para blog

JB NO YOUTUBE

ANUNCIANTES

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

SUNDOWN PARK

V-LINK FIBRA

MAIS LIDAS DO MÊS