Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem conheceu não reconhece mais!

Publicado

dia:

wp_20150113_018-7666963

Pegando um gancho nas idéias do nobre escritor Alexandre Tenório tendo como base o tema do seu livro “Assim era Bom conselho“, achei bem apropriado trazer de vez em quando alguns temas interessantes para os nossos leitores.
O primeiro deles, trata-se das festas de São Sebastião. Tradicionalmente conhecida na nossa cidade e distritos do município, por décadas tornou-se a mais requisitada festa religiosa de Bom Conselho, desbancando até mesmo a principal do ano, a festa do natal e ano novo, quando a população da cidade e dos sítios circunvizinhos, lotavam a praça D. Pedro II para os festejos. A festa do Corredor como assim era conhecida, começava nas imediações da ponte, onde hoje existe um posto de combustíveis, e se estendia até bem próximo da residencia do amigo Alexandre Tenório, bem depois da Igreja.

Mas, não era só isso. A rua Agamenom Magalhães -rua do corredor, ainda não comportava todo o aparato que a festa requeria. Ainda ocupava a rua de trás da Igreja São Sebastião e as laterais de acesso, ao lado da igreja. Na rua de trás da Igreja, a rua são Sebastião, ficavam os barcos e carrocel de seu Antonio Gonga e as barracas de Jogos. Dos lados da Igreja, ficavam os ‘botiquins’, que nada mais eram que barraquinhas envoltas em lonas, que mais pareciam ‘tendas’, e eram, armadas em locais estratégicos para o deleite daqueles que gostavam de tomar umas ‘birítas’ – cachaça- e bater um papo com os amigos, namorar, dançar e degustar de outras coisas mais. Infelizmente algo negativo neste período festivo era a violência. Houve muitas mortes nesta festa. Ano após ano.Mas isto é outra história. 

A referida festa era a mais aguardada do ano, começando seus festejos em 11 de janeiro e encerrando no dia 20 com missa procissão e leilão de animais e aves que eram doados pela população rural. Dali era arrecadado fundos para a Igreja.

Mas tudo passou. Como tudo passa. Só ficaram as recordações! Não tenho fotos da festa daquela época para mostrar  – anos 70, 80 e começo dos anos 90 – quando foi acabando por falta de incentivo tanto do poder público como das autoridades religiosas.

O que resta mostrar é o que a realidade apresenta, onde havia anteriormente tudo aquilo que descrevi acima, só existe um vazio!

wp_20150113_017-3348538

wp_20150113_019-8526671

                                                          ISSO FOI O QUE RESTOU!!

Se você tiver fotos antigas de eventos, festas, e tudo aquilo que possamos divulgar que ficou marcado e até esquecido no tempo, mande para o nosso email: josenildoeletronica@gmail.com
e faremos matérias tão interessantes como esta para que os mais antigos possam recordar, e os mais novos conheçam a história e a cultura da nossa cidade.
Continue lendo
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS NO SITE

contador de visitas online para blog

JB NO YOUTUBE

ANUNCIANTES

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

SUNDOWN PARK

V-LINK FIBRA

MAIS LIDAS DO MÊS