Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Superlotação e descaso é cenário de hospital estadual no Recife

Publicado

dia:

corredor2bde2bhospital-6105037
Um corredor estreito, que deveria servir de passagem, entupido de macas. Pacientes há dias esperando por um leito, alguns obrigados a aguardar sentados por falta de um lugar para deitar. E familiares revoltados com o cenário de superlotação e descaso. Foi esta a situação encontrada na manhã de segunda-feira (9) na emergência geral do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. O setor de urgências realiza, ao todo, mais de 5 mil atendimentos por mês. A denúncia foi veiculada no Bom Dia Pernambuco desta terça-feira (10).

Segundo o G1, Os problemas começam ainda na calçada. Um esgoto a céu aberto espalha mau cheiro logo na entrada do estacionamento. A água suja jorra metros adiante. No pátio, dezenas de pessoas acampadas, entre pacientes vindos do interior e parentes de internados. Eles ficam deitados em bancos e no chão.
Mas nada se compara ao caos na emergência. Na área amarela, é difícil se locomover pelo corredor. São mais de 10 macas espalhadas, de um lado e do outro, algumas colocadas no chão. No setor laranja, o mesmo quadro. Os acompanhantes eram obrigados a ficar em cadeiras. “Está frio demais aqui. Eu só falto morrer nessa cadeira aqui. É horrível”, disse a  moradora de Vicência, na Zona da Mata, a 87 km do Recife, embrulhada num cobertor e sentada há três dias ao lado irmão doente.

A diretora do Hospital Agamenon Magalhães, Cláudia Miranda, reconheceu a superlotação e enumerou justificativas. Segundo ela, a segunda-feira é um dia atípico, por conta da demanda acumulada do fim de semana. Além disso, ela argumentou que 48% dos casos que chegam espontaneamente são de menor complexidade, ou seja, poderiam ser resolvidos em outros serviços, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “Nós somos uma grande emergência clínica que atende muitos pacientes que vêm regulados pela Central de Leitos, mas que também atende uma demanda espontânea significativa”, declarou.
Continue lendo
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS NO SITE

contador de visitas html

JB NO YOUTUBE

ANUNCIANTES

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

SUNDOWN PARK

V-LINK FIBRA

MAIS LIDAS DO MÊS