Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A conjuntura social e histórica em Papa Caça na época da Independência.

Publicado

dia:

402bfotos2bpan25c32594ramicas2bde2bbom2bconselho2b-2bpe2b-2bfotos2brobson2bferreira2bfone2b872b9921-21332bs25c325a1bado252c2b172bde2bagosto2bde2b20113-4586495
Foto Panorâmica De Bom Conselho

No período antes da Independência o território de Bom Conselho era pouco habitado sendo uma fazenda de criação pertencente a Antônio Anselmo da Costa Vilela, que foi um dos iniciantes do povoamento. No entanto, a fazenda era bem desenvolvida mantendo relações comercias com varias cidades, principalmente com a cidade de Pilar (AL). A fazenda estava cercada por Quilombos e “Mocambos” (pequenos quilombos), entre os quais: Angico, Escorrego, Pata Choca (Rainha Isabel) e outros; mas existia uma certa cordialidade entre os quilombolas e os outros  povoadores, garantindo até interações comerciais e escambos entre ambos.  

O “Leão do Norte” (PE) rugiu pela Independência com a Revolução de 1817, e como represália Pernambuco perde a Comarca de Alagoas, por pouco o território de Papa caça não passa para a recém-criada capitania de AL, pois os Gomes de Azevedo (herdeiros da matriarca de Garanhuns Simôa Gomes) são contra anexação da área que corresponde ao atual Agreste Meridional à recém Capitania de AL. Há uma informação, de  cunho não oficial,  que se caso a  anexação fosse efetivada, o marco de divisa seria o Riacho Lava Pés, ficando  a rua do Corredor, e adjacentes  pertencente  à  AL, e a partir do Mercado   de carne  com o centro era PE.

A expectativa sobre a Independência era grande em Papa Caça, pois chegam noticias de que a guerra para a realização da mesma já ocorria na Bahia muito antes de 1822, os ecos emancipatórios da revolução de 1817 eram ainda presentes. A Independência é efetivada, surgem indagações: Será que a Independência desfavoreceria o pujante crescimento da Papa Caça? Aumentariam os impostos à povoação? A cordialidade clandestina com os Quilombolas seria reprimida por D. Pedro I? E a escravidão seria abolida? Enfim a Independência pouco alterou Papa Caça sendo, boa parte, das respostas a essas indagações negativas, com exceção do vigente aumento de impostos.

foto2bantiga2bde2bmembros2bda2bma25c325a7onaria2be2bprefeito-9105671
Desfile da Idependencia nos anos 80 : José Romildo, Edjaime Cardoso (microfone) Walmir Soares, Corália, Waldemar (BB) , Pita , Zito de Vigário e Manoel Lucena


Essa Independência é celebrada, com muito fervor, há anos na nossa cidade, sendo capitaneada com belos desfiles feitos pelas escolas e outra instituições, com destaque para a Loja maçônica local, e as majestosas bandas marciais e de fanfarras. Vem em minhas lembranças de estudante do Frei Caetano, nos anos 90 e 2000, as ricas expressões de patriotismo, também presentes nas outras escolas; a fisionomia de preocupação e orgulho do então diretor “Dequinha” (Hildeberto Campos), que ao ver toda Avenida Marechal Deodoro tomada pelos alunos do Frei Caetano, ficava muito emocionado. Portanto a Independência marca a nossa História local, as indagações sobre a essência do 7 de setembro  de hoje são diferentes das de outrora, onde a nossa Democracia é ameaçada por crises de diversas naturezas, que saibamos defender a Democracia e repudiar formas vãs de golpismo garantindo, desse modo a nossa real Independência.  

*Por Vitor Gomes
Continue lendo
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS NO SITE

contador de visita para blog

JB NO YOUTUBE

ANUNCIANTES

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

SUNDOWN PARK

V-LINK FIBRA

MAIS LIDAS DO MÊS