ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Descoberto o repelente natural contra o mosquito da dengue
Pesquisador aposentado da Fiocruz, Djalma iniciou as pesquisas para a criação do repelente em 2008. Finalizada em 2014, a pesquisa resultou na criação de um produto que mistura óleos essenciais de plantas como alecrim, cravo, citronela e andiroba. Além da isenção de compostos químicos, o produto contém probióticos, micro-organismos que repõem substâncias da pele perdidas durante o banho com sabonetes comuns.
Além da proteção contra o Aedes aegypti, o repelente também protege a pele dos mosquitos transmissores de malária e filariose. “Apesar de ainda não estar cientificamente comprovado, alguns usuários da África relataram a eficácia contra outros mosquitos que não existem no Brasil”. Segundo o pesquisador, não há contraindicações para uso de repelente. “Pode ser usado em grávidas e em recém-nascidos”, afirma.
Produção
Com o aumento do número de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a demanda pelo repelente aumentou. Após a terceirização da produção e da entrega do primeiro lote, em 2015, algumas redes de farmácias encomendaram o repelente, dando gás à produção. O “Bio-repely” já é comercializado online por R$ 39,90, mas partir da semana que vem poderá ser encontrado em três grandes redes de farmácia em Pernambuco.
Ainda há negociações com a Universidade Federal de Pernambuco para que o produto seja encontrado na farmácia da instituição de ensino.
O pesquisador também negocia a exportação do repelente para outros estados do país. “O que estamos fazendo é uma forma de repelir o mosquito, mas é preciso matar o inseto. Essa é uma questão que envolve a conscientização da sociedade”, defende o pesquisador.
G1PE
Continue lendo
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Secretaria de Saúde divulga programação da Semana da Saúde e Nutrição
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: “Chuvas de Março em Bom Conselho”
-
ECONOMIA2 semanas atrás
Governo vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas
-
ECONOMIA1 semana atrás
Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
-
CIDADE3 semanas atrás
UPA de Bom Conselho está em processo de cancelamento desde 2024
-
ESPORTES4 semanas atrás
Argentina 4×1 Brasil: Goleada de vergonha!
-
DIVERSOS4 semanas atrás
AMSTT inicia curso de formação para Guardas Municipais visando implantação da Patrulha da Mulher
-
AGRICULTURA1 semana atrás
Atemoia, fruta exótica é mais doce que a fruta do conde e faz sucesso na Europa
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar