Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COLUNA MEMÓRIAS : Dom João Tavares de Moura – 1º Bispo de Garanhuns

Publicado

dia:

*POR ANCHIETA GUEIROS


dom2bjo25c32583o2btavares2bde2bmoura-3360355D. João Tavares de Moura  nasceu a 23 de julho de 1883 na cidade de Nazaré da Mata-PE. Foi ordenado sacerdote em Recife no dia 11.02.1906.

Foi eleito Bispo de Garanhuns em 3 de julho 1919 pelo Papa Bento XV. Em Olinda, no dia 07.09.1919, recebeu a sagração episcopal. Tomou posse na Diocese de Garanhuns em 26 de outubro de 1919.
D. Moura faleceu em S. Paulo em 13.07.1928 e foi sepultado na catedral de Garanhuns no dia 02.08.1928.
O historiador Alfredo Vieira nos informa que a ação apostólica desenvolvida por Dom Moura se constituiu num efetivo trabalho ecumênico em que se colocava  ao lado das demais igrejas cristãs  quando na defesa intransigente dos princípios e direitos humanos.
O Bispo preocupava-se com a situação das populações marginalizadas de sua diocese, e com a educação de menores e de adultos. Por esse motivo, transferiu-se do palacete episcopal  para as dependências do Ginásio de Garanhuns (atual Colégio Diocesano), para sentir de perto os problemas de seus alunos e professores.
O historiador afirma ainda desconhecer qualquer atrito que tivesse ocorrido no episcopado de D. Moura entre seus padres e pastores protestantes, salvo “as práticas” um tanto forte, que às vezes ocorriam ao tempo das missões a cargo dos frades capuchinhos , nos arrabaldes e distritos de Garanhuns.
Quando do falecimento de D. Moura, ao chegar a Garanhuns, altas horas da noite, o seu corpo trasladado em trem especial , na estação da Great Western, estava presente uma comissão de protestantes, à frente os Reverendos William M. Thompson, George W.Taylor e Antonio Gueiros, além de outros integrantes da Igreja Presbiteriana de Garanhuns.
Os evangélicos tomaram parte nas homenagens prestadas ao Bispo, inclusive acompanhando o féretro  pelas ruas de Garanhuns. A presença dos evangélicos nas exequias do 1º Bispo é um acontecimento marcante, numa época em que a minoria  protestantes era perseguida por setores da Igreja Católica.
Criou as Paróquias: São Sebastião da Boa Vista, em Garanhuns (1922) e Nossa Senhora da Conceição de Jurema (1923)
BIBLIOGRAFIA:
Vieira, Alfredo- Garanhuns do meu tempo: memórias. Recife- 1981.
Revista da Cidade ano III- n. 113- 21.07.1928
http://garanhunsinstituto.blogspot.com.br/2015/01/1-bispo-de-garanhuns-djoao-tavares-de.html
Continue lendo
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS NO SITE

contador de visitas online para blog

JB NO YOUTUBE

ANUNCIANTES

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

SUNDOWN PARK

V-LINK FIBRA

MAIS LIDAS DO MÊS