Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ONU exige medidas imediatas para evitar crise de fome iminente na Somália

Publicado

dia:

somalia-drought-fran-1-1909867

O Secretário-geral da ONU, António Guterres, fez nesta terça-feira (7) uma visita “de emergência” à Somália, de onde exigiu medidas imediatas para evitar que a grave seca que afeta o país resulte uma nova crise de fome como a ocorrida em 2011, quando 250 mil pessoas morreram.

O mundo precisa agir agora para evitar uma crise humanitária“, alertou Guterres durante uma viagem não anunciada ao país para abordar a crise pela qual 6,2 milhões de somalis – mais da metade da população – necessitam ajuda.

somalia_guterres-4349927

Após chegar à capital, Mogadíscio, Guterres teve um breve encontro com o novo presidente Mohammed Abdullahi “Farmaajo”, que expressou a necessidade de ajuda da comunidade internacional para que seja evitada uma crise de fome “iminente”.

“Este é um momento de tragédia, mas também é um momento de esperança com um novo governo somali que está preparado para agir”, disse Guterres, que detalhou que são necessários US$ 825 milhões para atenuar as consequências da seca registrada nos últimos meses.

somalia2-6350201

A escassez aumentou o preço da água e as comunidades se viram obrigadas a recorrer a fontes perigosas que aumentaram o risco de contrair doenças como cólera e diarreia.

Neste ano, pelo menos 196 pessoas morreram por essas doenças, especialmente no sul do país, enquanto mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas pelo novo surto de cólera, segundo a ONU.

Por Agencia EFE
Continue lendo
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS NO SITE

contador de visitas online para blog

JB NO YOUTUBE

ANUNCIANTES

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

SUNDOWN PARK

V-LINK FIBRA

MAIS LIDAS DO MÊS