ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Liberdade de expressão. Liberdade de imprensa e a Ordem Pública
Não se pode confundir liberdade de imprensa com liberdade de expressão. A liberdade de imprensa é direito público, vira opinião pública, influencia comportamento social e Estatal.
O papel do bom jornalismo é mostrar o contra ponto do poder, seja o poder estatal ou privado, para que este poder racionalize e melhore os problemas apontados. A imprensa não tem o papel de mostrar o que funciona, mas sim o contrário, mas não por ser a favor de A e de B, mostra os atores da ação, seus papéis na sociedade, porque o papel do jornalista não é julgar é compreender a sociedade, é fiscalizar o poder.
A liberdade de expressão é direito individual, portanto, deve possuir filtros para que possa virar opinião pública. Filtros estes que os revanchistas de plantão, denominam de censura. Mas, por óbvio que deveremos evoluir nesse discurso, pois o Marco Civil da Internet é assunto de uma das atuais batalhas entre o Poder Executivo Federal e o Congresso Nacional, haja vista, que no Brasil não se tem a chamada neutralidade da rede.
Falta atualmente no Brasil uma lei que regule a liberdade de manifestação do pensamento e da informação, já que o STF (Supremo Tribunal Federal) confirmou em 30/4/09 a revogação completa da Lei de Imprensa (Lei 5250/67), por maioria de votos (7 a 4), os ministros consideraram que a referida lei, criada durante o regime militar para disciplinar a atividade jornalística, era incompatível com a Constituição de 1988.
Desta feita, o jornalismo profissional, que deve ser pautado na ética, haja vista influenciar opinião, não possui qualquer disciplina, ficando os constantes desvios de condutas analisados somente à luz dos Códigos de Direito Penal e Civil, Processo Penal e Processo Civil, em especial este último, por tratar de eventuais danos à imagem da pessoa ou Instituição, que ensejam ações indenizatórias, pois reprimenda criminal (calúnia, injúria, difamação entre outros), pouco se ousa discutir, em face dos princípios, por exemplo, da tipicidade e legalidade do Direito Penal.
Já passou da hora de se pensar e agir, que o alcance de uma ofensa produzida por um meio de comunicação alcança danos muito mais graves que uma ofensa em outro cenário, já virou praxe se violar a Constituição Federal, em especial o tão aclamado Art. 5º:
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
[…]II – ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;[…]IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;V – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;[…]IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
Jornalismo deve ser encarado como a advocacia (Lei Nº 8.906, de 4 de julho de 1994), ou seja, são instrumentos de concretização dos direitos sociais, portanto, representam direitos republicanos, mas não são absolutos, o jornalismo precisa de regras, não se pode emitir opinião sem fundamento.
O jornalismo profissional deve estar comprometido com o fato e por que não dizer com as suas consequências?
Temístocles Telmo Ferreira Araújo
Doutor, Mestre e Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Especialista em Direito Penal. Professor de Direito Penal e Prática Jurídica Penal. É Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo – Comandante do 1º Batalhão de Polícia Rodoviária – São Bernardo do Campo
Continue lendo
-
COLUNISTAS4 semanas atrás
Vamos listar aqui o que nós já tivemos e hoje não temos mais em nossa Cidade:
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Secretaria de Saúde divulga programação da Semana da Saúde e Nutrição
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Pesquisa aponta aumento da desaprovação de Lula, inclusive no Nordeste
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: “Chuvas de Março em Bom Conselho”
-
ECONOMIA2 semanas atrás
Governo vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas
-
CIDADE2 semanas atrás
UPA de Bom Conselho está em processo de cancelamento desde 2024
-
ESPORTES4 semanas atrás
Argentina 4×1 Brasil: Goleada de vergonha!
-
ESPORTES3 semanas atrás
CBF formaliza recisão de contrato com Dorival
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar