Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mesmo preso, Lula tem 65% das intenções de voto em Pernambuco

Publicado

dia:

candidatos2bpresidente2018-2119046

Pesquisa realizada em parceria do instituto Datamétrica com o jornal Diario de Pernambuco, ambos sediados em Recife, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem a preferência disparada dos eleitores daquele estado para as eleições presidenciais de 2018, registrando 65% das intenções de voto, mesmo sendo preso político há mais de 100 dias. Jair Bolsonaro (PSL), em segundo lugar, aparece com 9% da preferência. Ciro Gomes (PDT) vem em terceiro, com 4%, seguido por Marina Silva (Rede), com 3% e Geraldo Alckmin (PSDB), com 1% cada.
Numa outra simulação, com a chamada intenção de voto espontânea, em que nenhum nome é mostrado ao entrevistado, Lula aparece como o mais lembrado por 46% do total de respostas, contra 7% de Bolsonaro, 2% de Ciro, e 1% de Marina e Alckmin.
O instituto também fez simulações para um eventual segundo turno, testando a candidatura Lula contra a de Jair Bolsonaro e de Geraldo Alckmin. Novamente o ex-presidente consegue larga vantagem: 74% a 11% (no cenário com Bolsonaro) e 73% a 7% (com Alckmin). A pesquisa Datamétrica mostrou números superiores a um estudo anterior do mesmo instituto, em junho, quando Lula tinha 69% a 14% contra Bolsonaro e 71% a 7% contra o pré-candidato tucano.
A pesquisa, registrada no TRE-PE e no TSE, ouviu 600 eleitores que moram e votam no estado de Pernambuco e foi realizada nos dias 11 e 12 de julho. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Haddad e Ciro
O instituto fez ainda duas simulações de segundo turno com o petista Fernando Haddad como candidato indicado por Lula, e o ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo também foi superior aos seus concorrentes. Entre Haddad e Bolsonaro, o primeiro teria 45%, enquanto o pré-candidato do PSL, 14%. Na disputa contra o nome indicado pelo PSDB, Haddad teria 46% e Alckmin, 9%. No primeiro turno, o petista tem 16%, superando Marina (12%), Bolsonaro (11%) e Ciro (6%).
Num outro cenário, sem informar o apoio de Lula a Haddad, o ex-prefeito cai, enquanto todos os demais candidatos crescem. Marina passa a liderar, com 14% dos votos válidos e Bolsonaro vem com 12%; Ciro chega a 7%, seguido por Fernando Collor de Mello, Fernando Haddad, Geraldo Alckmin e Álvaro Dias, cada um com 2%, os demais com 1% ou menos. Brancos e nulos somam 44% das respostas nesta simulação, enquanto 12% se disseram indecisos.
Quando se considera Ciro Gomes no segundo turno, o eleitor de Pernambuco também dá a vitória ao pedetista contra Bolsonaro (25% a 16%) e contra Alckmin (23% a 14%). Em entrevista ao Diario de Pernambuco, Analice Amazonas, sócia diretora da Datamétrica e responsável técnica pela pesquisa, disse que o estado deixa clara sua opção para o pleito de outubro. “Pernambuco, neste momento, está dizendo que prefere Lula ou um nome que receba sua indicação a qualquer outro. E que prefere qualquer nome menos identificado com o campo do centro ou da direita. Ou, pelo menos, que não nutre simpatias por qualquer dos dois postulantes desse campo de mais visibilidade até aqui – Bolsonaro e Alckmin.”

Diário de Pernambuco

Continue lendo
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS NO SITE

contador de visitas online para blog

JB NO YOUTUBE

ANUNCIANTES

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

SUNDOWN PARK

V-LINK FIBRA

MAIS LIDAS DO MÊS