ÚLTIMAS NOTÍCIAS
70% dos médicos recentemente formados no Brasil não sabem medir pressão arterial
Uma informação preocupante: 07 em cada 10 médicos avaliados pelo CRM (Conselho Regional de Medicina) de São Paulo, não sabem medir a pressão arterial do paciente, ou mesmo identificar um infarto.
Segundo a entidade, grande parte deles tem uma formação ruim.
O marido da dona Luzia morreu há 06 meses. José Carlos deu entrada no hospital com dor no peito, nos braços e no estômago, o médico receitou remédios para virose, segundo a família.
“Eu falei pra ele: ‘Dr. Eu não vou deixar dar esses remédios pro meu marido, meu marido está enfartando’. Ai ele perguntou: ‘como a senhora sabe’”? Vinte minutos depois ele morreu de infarto, dentro do hospital. O médico que fez o atendimento foi demitido neste caso.
Mas não saber diagnosticar um infarto é mais comum do que se imagina!
O CREMESP (Conselho Regional de Medicina de São Paulo) divulgou hoje a avaliação dos recém-formados. O resultado é preocupante:
*Quase 70% dos mais de 3000 inscritos na prova, não conseguem identificar esse problema.
*86% erraram ao responder como seria o tratamento a uma vítima de acidente de trânsito.
*E mais grave, quase 7 em 10 médicos não sabia nem mesmo como medir a pressão arterial de um paciente.
A prova valia apenas os conhecimentos básicos que um médico precisa ter para fazer atendimento em postos de saúde, ou em um pronto socorro, por exemplo. 40% dos inscritos foram reprovados no exame.
“A prova de uma maneira geral, do ponto de vista de uma análise científica da prova técnica, é uma prova de médio pra fácil. Ela avalia o conhecimento essencial que o recém-formado tem que ter pra começar a fazer medicina”. Ressaltou o coordenador do exame Cremesp, Bráulio Luna Filho.
Todas as faculdades de medicina do Estado foram avaliadas, os recém-formados das escolas privadas tiveram o pior desempenho.
Continue lendo
-
COLUNISTAS4 semanas atrás
Vamos listar aqui o que nós já tivemos e hoje não temos mais em nossa Cidade:
-
DIVERSOS3 semanas atrás
Secretaria de Saúde divulga programação da Semana da Saúde e Nutrição
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Pesquisa aponta aumento da desaprovação de Lula, inclusive no Nordeste
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: “Chuvas de Março em Bom Conselho”
-
ECONOMIA1 semana atrás
Governo vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas
-
CIDADE2 semanas atrás
UPA de Bom Conselho está em processo de cancelamento desde 2024
-
ESPORTES4 semanas atrás
Argentina 4×1 Brasil: Goleada de vergonha!
-
ESPORTES3 semanas atrás
CBF formaliza recisão de contrato com Dorival
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar