Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tem início Mutirão de Cirurgias de Catarata na UPAE GARANHUNS

Publicado

dia:

700 pacientes da região passaram por triagem e realizam os procedimentos na unidade de saúde
unnamed2b252822529-3268675
O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Saúde, e o IMIP Hospitalar, está possibilitando a realização de 700 cirurgias de catarata (oftalmológicas), no formato mutirão, na UPAE Garanhuns. Os procedimentos iniciaram no início deste mês e devem se estender até agosto, garantindo todo o tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Gustavo Amorim, coordenador da unidade de atenção especializada, a iniciativa busca atender inicialmente os pacientes que se encontravam na fila de espera da SES/PE, nas GERES de Garanhuns e Arcoverde.
“Temos também nosso próprio banco de dados com pacientes aguardando pela cirurgia, e com o mutirão vamos dar continuidade a estes procedimentos, aumentando nossa demanda. No total, a UPAE Garanhuns realiza cerca de 600 cirurgias por mês, e somente no mutirão alcançaremos estes números, contudo nosso bloco cirúrgico tem capacidade para absorver e estamos em uma programação toda especial em praticamente todos os setores da unidade, do ambulatório ao pós-cirúrgico” _ registra Amorim, que complementa: “É importante registrar a sensibilidade da Secretaria de Saúde do Estado, na pessoa do secretário André Longo, em ofertar estas cirurgias à população, principalmente a mais carente da nossa região”.
unnamed2b252852529-8935626
Luís dos Santos Freire, morador da Rua José Bernardino no município de São João, e Manoel Evaristo Nepomuceno, 81, morador do Alto Bonito, zona rural do município de Itaíba, estavam no primeiro grupo chamado. Luís já havia passado pela cirurgia, e foi sua primeira, enquanto que Manoel Evaristo, que aguardava na antessala do bloco cirúrgico, já realizou do olho esquerdo: “Sempre enxerguei bem pra longe, mas a vista foi ficando fraca. Quando fiz a primeira cirurgia parece que limpou, está bem melhor”. O que Manoel ainda reclama é que para perto não consegue ler e ver as coisas direito. No processo de cirurgia de catarata oferecido pela UPAE Garanhuns, o paciente, após a período de cicatrização, acompanhado pelos oftalmologistas da unidade, passa por uma última consulta para aferição do grau e confecção dos óculos.
unnamed2b252842529-2617042
“Desde a primeira consulta ambulatorial, ao pós-operatório, o paciente chega a estar aqui na unidade de saúde mais de 15 datas, para novas consultas, exames, e acompanhamento pós-cirúrgico. É complexo, mas é um dos serviços que a população mais necessita, e que a gente faz com todo carinho, com resultados imediatos na vida dessas famílias” – Conclui o gestor,
MUTIRÃO DE CIRURGIA DE CATARATA
A ação faz parte de um mutirão estadual onde participam oito equipamentos de saúde, sendo cinco deles no Recife e três, no Interior do Estado, totalizando mais de 2,7 mil procedimentos. A catarata é uma doença ocular que deixa a visão opaca, sendo a principal causa de cegueira reversível no mundo.
O coordenador médico da UPAE Garanhuns, Samuel Feitosa explica o mutirão: “Estes pacientes, regulados e triados pelos Municípios, já realizaram os exames pré-operatórios e estão aptos a realizarem os procedimentos, que consiste na retirada do cristalino opaco e colocação de uma lente intraocular, é considerado de média complexidade, feito com anestesia local e sem necessidade de internação. O índice de recuperação é satisfatório e em 90% dos casos o paciente volta a enxergar normalmente.”
A UPAE Garanhuns é unidade da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob Gestão IMIP Hospitalar.

AgênciaVOX de Notícias

Continue lendo
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS NO SITE

contador de visitas online para blog

JB NO YOUTUBE

ANUNCIANTES

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

SUNDOWN PARK

V-LINK FIBRA

MAIS LIDAS DO MÊS