Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

V REGIÃO DE SAÚDE DIVULGA NOTA SOBRE SARAMPO

Publicado

dia:

v-geres-garanhuns-8998722

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), através da V Gerência Regional de Saúde, em Garanhuns, informa que até o dia 20.09, foram notificadas 698 suspeitas de sarampo em Pernambuco, com 202 descartes e 474 em investigação. Deste total, 22 casos foram confirmados, sendo que nenhum ainda na área da V GERES. As novas ocorrências no estado são relativas ao período de julho e início de agosto.
A SES-PE informa ainda que, desde a primeira notificação, vem realizando, em parceria com os municípios, o reforço das ações de vigilância para fazer a investigação e bloqueio de casos. A Secretaria ressalta que o Estado está abastecido da vacina tríplice viral, que, além do sarampo protege contra caxumba e rubéola. Somente entre agosto e setembro deste ano, foram aplicadas 230.877 doses da vacina. 
A gestora da V GERES, Catarina Tenório, informa que em 2019, até julho, na regional de saúde, 86% das crianças com 1 ano fizeram a primeira dose da tríplice viral e 65%, a segunda. A meta mínima é de 95% de cobertura. O calendário mensal de distribuição da vacina Tríplice Viral vem sendo cumprido normalmente, de acordo com a solicitação dos municípios.
segundo Doraci Santos, coordenadora do Programa Nacional de Imunização, da V GERES, no período de agosto a setembro de 2019 foram distribuídas 12.700 doses extras na V Regional de Saúde, devido o aumento da procura pela vacina nos postos de saúde dos municípios.
SAIBA MAIS:
Sarampo é uma doença viral aguda similar a uma infecção do trato respiratório superior. É uma doença grave, principalmente em crianças menores de cinco anos, desnutridos e imunodeprimidos. A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo.
Principais  sintomas:
Febre, manchas avermelhadas, que começam na cabeça e vão descendo para o restante do corpo, tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite.
Prevenção:
A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e está disponível de rotina nas salas de vacina dos municípios.
O ministério da saúde instituiu algumas estratégias para o enfrentamento do surto de sarampo no País entre elas destacamos algumas como:
– Instituiu uma dose de vacina (Dose zero) para crianças de 6 meses a 11 meses de idade;
– Vacinar com a primeira dose (D1) crianças aos 12 meses de idade  de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação;
– Vacinar com a segunda dose ( D2) crianças aos 15 meses de idade, de acordo com o Calendário Nacional  de Vacinação;
– Vacinar indivíduos até 49 anos de idade não vacinados;
– Vacinar profissionais de saúde independente da idade não vacinados que atuam no atendimento de pacientes com suspeita de infecções respiratórias.

Continue lendo
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS NO SITE

contador de visitas online para blog

JB NO YOUTUBE

ANUNCIANTES

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

SUNDOWN PARK

V-LINK FIBRA

MAIS LIDAS DO MÊS