ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Quantidade de chuvas no Brasil pode segurar preço da energia elétrica
A grande quantidade de chuvas registradas no Brasil no primeiro mês deste ano deve ter pelo menos um efeito positivo para o bolso dos brasileiros. Com as usinas hidrelétricas abastecidas, a expectativa do mercado é que a conta de energia, em março, continue pelo segundo mês seguido na bandeira verde, ou seja, sem nenhuma cobrança adicional.
Isso deve acontecer porque as chuvas deste ano se concentraram principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, que concentram 70% da capacidade de armazenamento de água para geração de energia no Brasil.
Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostram que o nível dos reservatórios dessas regiões aumentou 5,6 pontos percentuais desde o início do ano.
A projeção é que no final de fevereiro o nível dos reservatórios chegue em 34%. O crescimento é ainda maior na região Nordeste, onde os reservatórios já estão em quase metade da capacidade. A decisão sobre a continuidade da tarifa será tomada nesta quarta-feira (05) na reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), em Brasília.
A última vez que a bandeira tarifária ficou dois meses seguidos na faixa verde foi entre março e abril do ano passado. Como o Brasil é um país abastecido pela eletricidade das hidroelétricas, sempre que há pouca chuva o custo de produção de energia aumenta, valor que é repassado ao consumidor por meio das bandeiras tarifárias amarela e vermelha.
Reportagem Daniel Marques
Continue lendo
-
PREFEITURA DE GARANHUNS4 semanas atrásFESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS INICIA PROCESSO DE CREDENCIAMENTO PARA IMPRENSA
-
ECONOMIA2 semanas atrásMEI tem até 1º de agosto para se cadastrar no DET
-
ECONOMIA7 dias atrásCNM reúne prefeitos para frear pautas que pressionam o caixa dos municípios
-
EDUCAÇÃO4 semanas atrásLula sanciona piso salarial de R$ 5.130 para professores da educação básica
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 semanas atrásSenado Aprova: Novo piso salarial para médicos e dentistas
-
MEIO AMBIENTE4 semanas atrásSemana do Meio Ambiente 2026: Garanhuns realiza plantio simultâneo de 2.500 árvores nativas
-
SAÚDE4 semanas atrásHidrocefalia de pressão normal
-
ECONOMIA3 semanas atrásOs brasileiros estão batendo recordes em pedidos de demissão



Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar