Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COLUNA ENSAIO GERAL: VEREADOR “DALUZ”

Publicado

dia:

caneta2bsobre2bpapel2bescrito252812529-5336161
Morreu no dia 15 de março de 2020, Francisco Ricardo Ramalho (DALUZ), sem sombra de dúvida o político mais fiel de todos os que passaram por nossa terra.
Daluz era oriundo dos partidários do Coronel Zé Abílio, e foi chefe político do Coronel no distrito de Lagoa de São José por muitos anos. Ele me confidenciou uma vez que na eleição polemica de Manuel Luna e Arnaldo Amaral (1968), o cartório eleitoral de nossa cidade que era comandado por partidários do Coronel José Abílio, reteram os novos títulos do pessoal que votavam em Arnaldo Amaral e que por este motivo Arnaldo não ganhou de Manuel Luna.
Daluz na eleição de 2000, ficou do lado de Walmir Soares e foi eleito vereador pelo o DEM, na composição da mesa da casa, ele era o candidato favorito para ser presidente, pois, dos 11 vereadores ele tinha 6 votos e Judite Alapenha tinha 5 votos, portanto ele foi para a posse de Dr. Daniel crente que seria eleito Presidente da câmara municipal, porém nos bastidores o pessoal que apoiava Judite, conseguiu tirar um voto dele e ela foi eleita presidente.
Parece que estou vendo o episódio, Daluz já tinha preparado uma festa na sua casa para comemorar a eleição, porém na hora de contar os votos ele ficou com 5 votos e Judite com 6 votos. Eu vi a hora de ele ter um infarto, pois, ficou branco que nem cera, e o pessoal sem acreditar, contaram novamente os votos para confirmar o que estava acontecendo, e realmente Daluz perdeu as eleições.

Tempos depois Daluz fazia parte do governo de Daniel Brasileiro, e foi seu fiel escudeiro, tanto no governo de Daniel, como no governo de Audálio Ferreira.
Durante a gestão de Judite Alapenha como presidente da câmara municipal de Bom conselho, ela disse que não queria ser reeleita presidente. Então Daniel Brasileiro resolveu reparar o que houve na eleição anterior para presidente da câmara, e resolveu que Daluz seria eleito presidente, já que Judite não queria concorrer à reeleição.
Pois bem, meus senhores, tudo acertado, quando faltava uma semana para a eleição, Judite chega e diz que vai concorrer à reeleição, agora para convencer Daluz de não concorrer à presidência não foi mole, foi preciso muita negociação, para que ele abandonasse a candidatura e apoiasse Judite, e assim ele fez, mais uma vez foi preterido, porém como partidário foi fiel, e não rompeu com o grupo.
Daluz foi vereador por 5 legislaturas, sendo inclusive em uma delas presidente da câmara. Daluz tinha duas paixões: POLÍTICA E CARTEADO, morreu aos 90 anos, teve uma assistência extraordinária da minha amiga Fatima que foi sua esposa e companheira nos últimos anos da sua vida. Já não se fazem mais políticos como ele.
           
 *Por Alexandre Tenório            
           

Continue lendo
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS NO SITE

contador de visitas online para blog

JB NO YOUTUBE

ANUNCIANTES

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

SUNDOWN PARK

V-LINK FIBRA

MAIS LIDAS DO MÊS