ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Nova data, biometria e aplicativos: veja novidades das Eleições 2020
As eleições municipais de 2020 também serão marcadas pelo ano da pandemia de coronavírus. A primeira diferença é a data do pleito. No início do mês de julho, o Congresso Nacional aprovou a PEC 18/2020, que alterou o dia do primeiro e do segundo turno de outubro para, respectivamente, 15 e 29 de novembro. O objetivo foi propiciar maior segurança sanitária a todos os participantes do processo eleitoral.
A alteração teve impacto em todo o calendário eleitoral, que passou a contar com novos prazos. No período de 31 de agosto a 16 de setembro, por exemplo, serão realizadas as convenções partidárias para a formação de coligações e escolha de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Já o prazo final para os pedidos de registro de candidatura ficou em 26 de setembro, sendo que, após essa data, será liberada a propaganda eleitoral.
Ainda por causa da crise do coronavírus, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou que a biometria será excluída do pleito. Assim, os eleitores de 586 municípios paulistas onde o cadastramento biométrico foi obrigatório serão identificados da forma tradicional. A decisão se baseou em dois fatores: a identificação pela digital pode aumentar a probabilidade de infecção, já que o leitor biométrico não pode ser higienizado com frequência; e gerar filas maiores, ocasionando aglomerações.
Foi disponibilizada a nova versão do e-Título. A ferramenta já trazia todos os dados pessoais do cidadão, podendo substituir a apresentação do título eleitoral em papel, e agora ganhou novidades: a possibilidade de realizar cadastro como mesário voluntário, consultar débitos com a Justiça Eleitoral e emitir guias de pagamentos. Desenvolvido pela Justiça Eleitoral, o documento digital oficial é gratuito.
O TSE acolheu sugestões apresentadas pelo grupo de trabalho designado a definir as instruções para o funcionamento do aplicativo Pardal nas eleições deste ano. Utilizada em todo o país desde o pleito de 2016, a plataforma se destina a receber denúncias sobre propaganda eleitoral. Entre as novidades preparadas para a nova versão, deverá haver um maior detalhamento da identificação dos denunciantes, além de aperfeiçoamento da triagem automática do sistema. Também deve ser disponibilizado link para a população fazer denúncias ao Ministério Público Eleitoral da respectiva unidade federativa quando se tratar de outras irregularidades fora do âmbito da propaganda
Fonte: TRE-SP
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS2 semanas atrásGoverno Lula retira 2,7 milhões de pessoas do programa Bolsa Família
-
ALEXANDRE TENÓRIO6 dias atrásColuna Ensaio Geral: Chuvas de Outubro em Bom Conselho
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS2 semanas atrásAssociação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 semanas atrásEx-jogador Fagundes realiza evento esportivo em Rainha Isabel, distrito de Bom Conselho
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS3 semanas atrásConcursos em Pernambuco: confira agenda de vagas para o estado
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 semanas atrásVocê já parou pra pensar quanto tempo passa no celular todos os dias?
-
EDUCAÇÃO3 semanas atrásVeja quando sai o local de prova do Enem 2025
-
ECONOMIA3 semanas atrásBancos vão fazer mutirão para negociar dívidas em novembro; veja como participar





Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar