Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pernambuco: Economia sofre os efeitos da pandemia do Covid-19

Publicado

dia:

porto-do-recife-2217039
porto-do-recife-2217039

A temporada de cruzeiros, em Pernambuco, geralmente começa em novembro e vai até o mês de janeiro. Em 2020, no entanto, quem trabalha no setor de turismo tem amargado os efeitos da pandemia, que levou os navios e turistas que, anualmente, movimentavam R$ 2,4 milhões na economia pernambucana.

No Bairro do Recife, a presença dos turistas representa grande parte do lucro dos comerciantes. Os garçons seguem limpando, servindo, trabalhando. No entanto, não há muito o que fazer quando a fonte de renda praticamente desapareceu. De acordo com o comerciante Edival Hermínio, as contas, diferentemente dos clientes, seguem chegando aos montes.

“Todo mundo tem seus investimentos, funcionários, contas a pagar. Eu fiquei com um monte de boletos para pagar e foi muito difícil. Graças a Deus, a pandemia foi diminuindo e fomos reabrindo aos poucos”, afirmou.

O reforço da presença dos turistas vindos da temporada de cruzeiros ia desde os bares e restaurantes às lojinhas de souvenir da Rua do Bom Jesus. A Embaixada dos Bonecos Gigantes, por exemplo, tinha acabado de cair nas graças dos turistas de cruzeiros, quando a pandemia chegou.

“A gente recebia, em média, 300 turistas por dia, de domingo a domingo, na baixa [estação]. Hoje, esse número, eu diria, está em torno de 20 ou 25. Mas é um processo que tem sintonia com todo o trade turístico”, disse Leandro Castro, produtor cultural.

Um levantamento feito pela Empresa Pernambucana de Turismo identificou que, na temporada de 2018/2019, os turistas de cruzeiros ficaram, em média, quatro horas e meia em solo pernambucano, quando gastaram R$ 2,4 milhões.

Segundo Juliana Luck, gerente geral de uma empresa de turismo, a temporada faz falta nas contas da companhia.

“Já tem muitos anos que a gente atende aos navios aqui, na temporada de cruzeiros. A gente já teve anos com mais paradas, com mais navios. Na última temporada, de novembro a março, isso representou 5% do nosso faturamento, dentro desse período. Sem dúvida, é uma falta muito grande, principalmente nesse momento pós-pandemia, de retomada. Seria muito importante para a gente ter esse número de passageiros, fora toda a cadeia que é beneficiada quando os turistas chegam aqui”, afirmou.

A administração do Porto do Recife informou que, nos últimos cinco anos, o terminal recebeu uma média de 25 navios por temporada. Oito embarcações esperadas na temporada de 2019/2020 não puderam atracar por causa do risco de transmissão do novo coronavírus.

G1

Continue lendo
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS NO SITE

contador de visitas online para blog

JB NO YOUTUBE

ANUNCIANTES

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

SUNDOWN PARK

V-LINK FIBRA

MAIS LIDAS DO MÊS