Siga-nos nas Redes Sociais


GASTRONOMIA

Consumo de alimentos orgânicos avança no Brasil, diz pesquisa

Publicado

dia:

Com a pandemia declarada em março de 2020, a feira de orgânicos do bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, ficou esvaziada. No entanto, o medo do novo coronavírus não se impôs ao cuidado alimentar útil para fortalecer a imunidade ao longo do tempo.

Eis que, desde junho do ano passado, o movimento das sextas-feiras voltou a deixar os produtores eufóricos pela demanda, mesmo ainda diante do caos. Um interesse made in Pernambuco, que confirma um crescimento nacional do setor aproximado de 30% em relação a 2019.

O levantamento é da Organis – Associação de Promoção dos Orgânicos, responsável por reunir informações e fazer pesquisas de mercado. Segundo o diretor Cobi Cruz, mais um dado observado nos últimos meses chama atenção.

“Em 2020, a região que mais cresceu em número de áreas de produção cadastradas no Ministério da Agricultura foi o Nordeste, com 36% de incremento”, apontou, destacando o investimento de políticas públicas. E são as feirinhas de rua as grandes escoadoras, no momento, desse tipo de mercadoria. “O grande varejo cresceu pouco mais de 5% no ano passado, porque as pessoas começaram a procurar outros canais”, defende.

É orgânico mesmo?

A resposta não é tão simples assim. Que este é um produto livre de agrotóxico e outros químicos sintéticos, você já sabe. “Mas vai além do benefício individual de saúde, é algo coletivo, ambiental e social. Também não está expondo o agricultor aos produtos tóxicos, está mantendo as abelhas e ainda mantém o agricultor como um guardião ambiental”, detalha Cobi Cruz. 

      

Continue lendo
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS NO SITE

contador de visitas online para blog

JB NO YOUTUBE

ANUNCIANTES

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

SUNDOWN PARK

V-LINK FIBRA

MAIS LIDAS DO MÊS