Siga-nos nas Redes Sociais


GASTRONOMIA

Consumo de alimentos orgânicos avança no Brasil, diz pesquisa

Publicado

dia:

Com a pandemia declarada em março de 2020, a feira de orgânicos do bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, ficou esvaziada. No entanto, o medo do novo coronavírus não se impôs ao cuidado alimentar útil para fortalecer a imunidade ao longo do tempo.

Eis que, desde junho do ano passado, o movimento das sextas-feiras voltou a deixar os produtores eufóricos pela demanda, mesmo ainda diante do caos. Um interesse made in Pernambuco, que confirma um crescimento nacional do setor aproximado de 30% em relação a 2019.

O levantamento é da Organis – Associação de Promoção dos Orgânicos, responsável por reunir informações e fazer pesquisas de mercado. Segundo o diretor Cobi Cruz, mais um dado observado nos últimos meses chama atenção.

“Em 2020, a região que mais cresceu em número de áreas de produção cadastradas no Ministério da Agricultura foi o Nordeste, com 36% de incremento”, apontou, destacando o investimento de políticas públicas. E são as feirinhas de rua as grandes escoadoras, no momento, desse tipo de mercadoria. “O grande varejo cresceu pouco mais de 5% no ano passado, porque as pessoas começaram a procurar outros canais”, defende.

É orgânico mesmo?

A resposta não é tão simples assim. Que este é um produto livre de agrotóxico e outros químicos sintéticos, você já sabe. “Mas vai além do benefício individual de saúde, é algo coletivo, ambiental e social. Também não está expondo o agricultor aos produtos tóxicos, está mantendo as abelhas e ainda mantém o agricultor como um guardião ambiental”, detalha Cobi Cruz. 

      

Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visita

Siga o JB no Facebook

JB NO YOUTUBE

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

Apresentação vCardPRO Digital

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 955 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS