Siga-nos nas Redes Sociais


TURISMO

Santa Maria da Boa Vista é tranquilidade e boemia no Sertão

Publicado

dia:

A pandemia de Covid-19 tem exigido uma mudança completa no modo de planejar uma viagem. Todos os cuidados -a exemplo do uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social- devem ser seguidos em qualquer que seja o destino escolhido. Não é tempo de se descuidar das regras sanitárias, uma vez que são fundamentais no combate ao novo coronavírus.

Estamos em uma fase de restrições de viagens internacionais  e os destinos do Bora Pernambucar são opções excelentes para conhecer novos lugares, seguindo os protocolos de segurança. Então, que tal descobrir Pernambuco? Aproveite!

História e natureza estão em diversos pontos de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco, com cerca de 100 km de extensão. Prova disso são os mirantes com vista privilegiada para o rio São Francisco, capaz de tirar o fôlego do visitante que busca turismo de aventura ou calmaria o ano inteiro. Mas não se engane. Há diversos atrativos culturais movimentando a região.

A centenária roda de São Gonçalo, embalada pelo som da viola, é um deles. Sem falar no festejo da Serenata da Recordação, que atrai os turistas para a sede municipal, anualmente. A área urbana é composta por charmosos casarios preservados do século 18, paisagem fluvial com sua orla estruturada, além de acesso para várias ilhas com aves e vegetação nativa. É o Sertão pernambucano pronto para receber da forma mais poética, a mais de 600 km do Recife.

PASSEIOS

Casarões antigos
O colorido das casas antigas, na área central da cidade, chama atenção de longe. Revela a vida de um lugar que não quer se desfazer de sua história. Pelo contrário. Com orgulho, os moradores apontam para as casinhas que exibem na fachada trechos de músicas boêmias. Eis o clima manso da serenata, que faz parte do festejo anual de Santa Maria da Boa Vista. Fica melhor de entender ao passar no centro histórico e se deparar com uma pequena vila repleta de construções antigas com direito a um coreto olhando para o Velho Chico. Próximo a tudo isso ainda está o mercado público, em processo de tombamento, erguido em 1918.

História contada através do casario antigoHistória contada através do casario antigo (Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco)

Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Seus detalhes arquitetônicos não passam despercebidos. Essa é uma construção do século 19, com fachada preservada do projeto original. A poucos passos da matriz está outra parada obrigatória: a pedra da mansanzeira. Um banco tranquilo de praça fica de costas para a igreja e de frente para o rio São Francisco, a vários metros de altura. O pôr do sol completa a poesia. Onde: praça Coronel Luiz de Carvalho, Centro, Santa Maria da Boa Vista

Pedra da MansanzeiraPedra da Mansanzeira (Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco)

Vinícola Botticelli
A mais antiga vinícola da Região do Vale do São Francisco merece uma parada tranquila, com direito à degustação dos seus vinhos jovens. São mais de 500 hectares, com boa parte destinada à plantação de uvas como a cabernet sauvignon, que integra o processo de fabricação da bebida. É possível visitar o parreiral, tirar dúvidas com o enólogo em meio aos tanques de inox e conhecer o portfólio da marca. É preciso fazer o agendamento pelo telefone. Onde: fazenda Milano, Zona Rural, Santa Maria da Boa Vista. Informações: (87) 3860-1536. Acesso pago

Vinícola Botticelli Vinícola Botticelli (Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco)

NÃO DEIXE IR

Monte Carmelo
Ao se aventurar na trilha do Carmelo, distante 20 km do centro de Santa Maria da Boa Vista, o turista se depara com duas experiências inesquecíveis. A primeira: encontrar um mirante com vista do alto para o leito do Rio São Francisco. Parada de contemplação em um penhasco próximo ao santuário de devoção à Nossa Senhora do Carmo. A segunda: conhecer a comunidade quilombola do entorno, formada pela
hospitalidade do povoado do Serrote.

Santa Maria da Boa Vista Alto do Monte Carmelo (Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco)

EVENTOS*

Serenata da Recordação
A melodia da viola e os amores na janela formam o clima da festa, que acontece no segundo semestre do ano. Os seresteiros se agrupam com roupas de gala e percorrem o centro histórico entoando as músicas românticas de antigamente, noite adentro. As pessoas acompanham o percurso, parando na frente das casas e dos prédios públicos decorados com a temática de seresta.

Festa dos Vaqueiros
Geralmente no mês de setembro acontece a tradicional festa dos vaqueiros. A programação começa cedinho com uma alvorada pelas ruas de Santa Maria da Boa Vista. Mais tarde, ocorre o desfile dos vaqueiros, trajando sua tradicional indumentária de couro em cima do cavalo. A missa ao ar livre
é ponto alto. Momento de fé e emoção, em que os sertanejos prestam suas homenagens à coragem do povo nordestino.

*Por causa da pandemia de Covid-19, os eventos foram suspensos

Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas html

Siga o JB no Facebook

JB NO YOUTUBE

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

Apresentação vCardPRO Digital

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 955 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS